Um link malicioso está fazendo o iMessage travar. Veja como se proteger
De tempos em tempos aparece alguma sequência de caracteres ou link que fazem o iMessage ou o WhatsApp travarem (leia mais sobre isso aqui e aqui). E agora mais uma vez ressurge este problema.
Um link específico está travando o sistema quando recebido pelo iMessage ou aberto pelo Safari. Felizmente há algo que você pode fazer para se proteger.
O link leva para uma página que faz o sistema travar. Porém, basta recebê-lo no iMessage, sem abri-lo, para o problema acontecer, pois o app de mensagens mostra uma pré-visualização da página. Veja no vídeo (em inglês):
Solução
Se você já recebeu este link, a solução é apagar toda a conversa com o contato que lhe enviou. Você também pode bloquear o site do link nas Restrições do iOS, conforme já ensinamos aqui. Veja o passo a passo:
Passo 1: Abra os Ajustes do sistema.
Passo 2: Toque no menu Geral.
Passo 3: Vá em Restrições.
Passo 4: Se ainda não estiverem ativas, ative as Restrições, criando uma senha específica. Pode ser a mesma do seu iPhone, o importante é você nunca esquecê-la.
Passo 5: Depois de ativo, desça a página até encontrar a opção Sites. Toque nela.
Passo 6: Primeiro selecione a opção Limitar Conteúdo Adulto e depois adicione um site na opção NUNCA PERMITIR. É ali que você informará os sites bloqueados no aparelho.
Passo 7: Para não ter problema de travar o iPhone ao receber o link malicioso comentado no início deste artigo, inclua o site github.io
.
A partir deste momento, mesmo que você receba o link por mensagem, ele não apresentará a pré-visualização e nem poderá ser aberto no aparelho.
A dica de bloquear sites é válida também para sites que você não queira que sejam acessados pelo seu iPhone ou iPad. O importante é sempre lembrar da senha que colocou nas Restrições, pois se você esquecê-la só poderá recuperar o comando do seu aparelho se reformatar tudo do zero.
Quanto ao problema do link, provavelmente a Apple irá eliminá-lo em uma próxima atualização do iOS e tudo isso virará passado, como aconteceram com os outros. Mas que é chato receber algo assim, isso é. Por isso, proteja-se bloqueando o site em questão e evite assim inconvenientes de amigos que adoram pregar peças.