Notícias

Sequencia maliciosa de caracteres traz problemas para usuários da Apple

arabicscript

O problema é, de certa forma, bem grave. Espalhou-se hoje pelas redes sociais uma sequencia de caracteres árabes que causam pane em aplicativos do iOS e do Mac. Esta falha foi descoberta por um russo ainda em fevereiro, mas somente hoje foi popularizada, para a alegria de alguns trolls que possuem recalque de usuários da Apple.

O que acontece

Se você receber por iMessage ou qualquer outro serviço de mensagens a tal sequencia de caracteres, o programa trava e fecha. Se você abrir uma página internet no Safari ou Chrome que possua esta sequencia (como o Facebook ou os comentários de um blog), o navegador fecha. Ou seja, é a festa para quem quiser trollar.

Ao que tudo indica, o bug atinge somente aplicativos que usem a API CoreText, presente no iOS 6 e Mac OS X Mountain Lion. A falha já foi consertada nos betas do iOS 7 e do Mavericks, mas como ainda não foram lançados publicamente, não resolve a vida da maioria dos usuários.

Soluções

O problema maior é quando algúem manda mensagem com os caracteres, pois o aplicativo travará sempre que tentar ser aberto. Confira algumas soluções para o caso:

– Usando o Firefox no Mac o bug não acontece. Por isso, se alguma página estiver apresentando o bug, use este navegador.

– Se você já recebeu alguma mensagem com a sequencia maliciosa, apague o aplicativo e reinstale-o novamente, recuperando o backup mais recente. Se você ainda não recebeu nenhuma mensagem, faça o backup do seu aparelho agora, para não perder nenhum dado importante (confira aqui como fazer).

– Uma solução encontrada para o WhatsApp e enviadas por diversos leitores é ir em Ajustes > Privacidade > Contatos e desabilitar o aplicativo. Depois você abre o WhatsApp, fecha-o e habilita novamente a privacidade nos Ajustes. Abra-o aplicativo novamente e procure nos Contatos a pessoa que lhe enviou o código. Inicie uma conversa com ele e logo depois, apague toda a conversa. Em muitos casos, isso funcionou.

– Caso você receba algum email com a sequência, tente acessar sua caixa de entrada pelo Firefox ou em um computador que não seja Mac e apague a mensagem. Você também pode incluir nos filtros para bloquear qualquer mensagem que contenha os caracteres سمَـَّوُوُحخ (esta é apenas uma parte deles, pode copiar e colar sem medo).

————–

Felizmente já protegemos nosso blog e fórum deste tipo de ataque e nossos leitores podem ficar despreocupados. Se alguém lhe mandar isso, bloqueie imediatamente.

Não se sabe ainda se a Apple fará alguma coisa para os usuários de iOS 6 ou simplesmente esperará até o lançamento do iOS 7, que não sofre deste problema.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

118 Comments

  1. Liguei no suporte da apple e a solução que me deram foi instalar/desinstalar os apps que estão dando defeito.
    O facebook deu certo, to aguardando o backup do wpp pra testar.

    1. Ana, no Whatsapp, o que eu fiz foi o seguinte, para não perder todas as suas conversas (apagando e reinstalando o app) :

      vá em Geral > Privacidade > Contatos > e desative os contatos do Whatsapp.

      Aí, abra o seu Whatsapp e veja se ele volta a funcionar (provavelmente voltará). Depois, só voltar na parte de Contatos e reativá-los.

    1. Bugs sempre fizeram parte de qualquer software, isso não é culpa de uma pessoa em específico. E pelo o que eu saiba, Jobs não era Engenheiro de software, e o quadro de engenheiros permaneceu praticamente o mesmo depois que Jobs faleceu.

        1. Não é pq o cara é novo que é obrigado a adivinhar se alguém está sendo irônico. Realmente na época do Jobs isso não aconteceria.

          1. Vc deve ser novo por aqui também. Na época do Jobs, o iOS tinha um bug que dava acesso à lista de contatos mesmo com o aparelho bloqueado por senha (dentre muitos outros).

        1. Melhor rir do comentário de ambos! 🙂

          E NÃO LEIA A SEQÜÊNCIA DE CARACTERES! Ou você morrerá em 7 dias!

          Brincadeiras à parte: tomara que a Apple não espere o iOS 7 e lance logo um patch para o iOS 6!

    2. Essa eu li no twitter: O Android é tão melhor que o iPhone que não precisa de código pra travar. É auto-suficiente.

      1. A garota já ta ferrada na minha mão, literalmente… Mas eu posso até mata-la, isso não vai trazer meu WA de volta.

        1. E Caio, na moral, não querendo falar nada, mas já falando… Tipo, outro dia li um post seu no Fórum que você falava da sua casa na praia, um sobrado, que o andar de cima era muuuito mais alto do que de uma casa normal e tal… O que são US$0,99 ao ano, mano?

          1. Não me importo no 0,99, mas sim de perder todos meus grupos de trabalho e até dos amigos que eu tenho, além de um histórico com multimídias que eu preciso.

    1. Quem tem conta infinita do Whatsapp pode ficar tranquilo. Sempre que apagar e precisar reinstalar irá utilizar o mesmo app com conta infinita, já que sua compra fica salva no iCloud!

    2. Caio, até onde eu sei, você não perderá o vínculo infinito do whatsapp por conta do seu número. O blog já postou algo sobre isso, procure aqui mesmo e tenha certeza.

    3. Claro que não, pois você comprou o WhatsApp antes da “lei da anuidade”, e se você registrar o mesmo número que tem agora, ele reconhece como cliente “mais antigo”.

    4. Nao, sua conta é pra sempre ilimitada, mesmo que troque de aparelho. Se voce fez o backup do Whatsapp é so reinstalar e voltar o backup.

    5. O WhatsApp vincula com o número do telefone, então pode desinstalar sem medo que a sua conta vai continuar intacta 😉

    6. Se vc fechar o whatsapp(nos processos), e receber mais mensagens dessa pessoa ate o codigo bugado ir para o histórico o whatsapp volta a funcionar, recebi isso aqui no meu tbm.

    7. Caio, tente isto, para não perder todas as suas conversas (apagando e reinstalando o app) :

      vá em Geral > Privacidade > Contatos > e desative os contatos do Whatsapp.

      Aí, abra o seu Whatsapp e veja se ele volta a funcionar (provavelmente voltará). Depois, só voltar na parte de Contatos e reativá-los.

    8. Tbm recebi pelo WhatsApp, mas como a pessoa escreveu mais coisas depois de ter me enviado essa seqüência, não tive nenhum problema. Só fiquei curioso para saber o q era e quase coloquei no Safari! Ainda bem q entrei no BDI primeiro! Hehe

  2. tava esperando essa matéria sair aqui (: .. acho que vamos ter q esperar até o iOS 7, porque pelo oq eu to vendo, foi um site brasileiro que espalhou o bug, em outros países parece q ta mais de boa

  3. Eu cai nessa, deixei meu “amigo” tentar e realmente deu pau no app de mensagem.
    Resolvi sem querer enviando uma iMessage de um iPad para meu celular, ai o Mensagens finalmente abriu e consegui deletar a msg bugada.

  4. Não é a primeira vez, tinha um bug semelhante no iOS 3. 🙁
    Espero que arrumem no iOS 6, pois nem todo mundo vai receber o update. (3GS e iPod touch 4).

  5. Aí eu pergunto.. Se a falha é conhecida desde FEVEREIRO, por que a Apple não fez nada p/ corrigir?

    Corrigiu no 7 e no Mavericks (que ainda são sistemas em fase beta), mas não corrigiu nos sistemas em uso?

    Tudo bem que o mundo está repleto de trolls, de gente querendo sacanear o próximo, mas isso já é sabido desde que o mundo é mundo…

    A maior parte da culpa nisso aí é da Apple….

    1. Exato, você foi no ponto amigo. É uma falha e ficou 6 meses sem correção. Me enviaram aqui, mas levei numa boa. E isso é bom pra vermos que não existe essa de que nossos aparelhos não tem falhas.

      Agora, esse negócio de “trolls que possuem recalque de usuários da Apple.”… isso foi a maior bobagem, (que soou até infantil/adolescente), que li neste blog desde que ele foi lançado. Se a falha fosse no WP, no Android, no Symbian, no Linux, enfim, em qualquer sistema, ia acontecer a mesma coisa, uma galera ia aproveitar pra encher o saco. Recalque ficou parecendo coisa de blog de adolescente. Para um site/blog, que até revista agora tem, não caiu bem utilizar a expressão.

      1. Mas o pior é que é verdade, Carlos, basta ver a quantidade de pessoas se vangloriando nas redes sociais de mandar esses códigos falando mal do Iphone e de quem tem um. Tenho um colega que tem Galaxy, sempre falou mal de Iphone e está fazendo a festa com isso. Por mais infantil que seja, a gente sabe que existem pessoas assim.

    2. O histórico da Apple não é dos melhores em responsividade a falhas de segurança. Quando a JRE do OS X estava nas mãos dela, atrasou correções críticas em mais de 3 meses. Enquanto não é exposto ao público…

    1. Talvez porque, em termos práticos, são os únicos que conseguem? Um usuário de iPhone não vai cometer “suicídio” enviando isso.

      Não apoio o comportamento de maneira alguma. Mas também não é preciso inventar racionalização pras ações dos outros.

  6. Pois é.. meu Whatsapp acabou de travar desse jeito descrito ai..
    e eu sempre q tentava abrir ele .. ele não funcionava e fechava na hr…

    Mas tipo acabou de acontecer isso.. uns 5 minutos antes de eu ler essa matéria..
    pro meu azar eu perdi todo o meu histórico de conversas q tinha nele e tive a infelicidade de não possuir backup do mesmo…

    Enfim.. apaguei e instalei o whatsapp de novo.. e pelo menos ele voltou a funcionar.. sem meus historicos.. mas pelo menos ta normal..

    abs

  7. Recebi essa mensagem no Whatsapp e ele travou de boa. Mas depois, outro amigo meu falou comigo e o app voltou ao normal. Fiz o backup do iPhone inconscientemente, antes de ler essa notícia. Mas desde já, obrigada.

  8. É cada coisa…fico imaginando como esses caras descobrem isso? Acho que a tendência será essa, gosto muito dos aparelhos Apple (principalmente pela segurança), mas quanto mais se fala em imunidade dos iPhone’s e Mac’s, mais esses loucos vão querer implantar vírus no OS Apple, vai virar uma especie de disputa, de quem ferrará o sistema primeiro. Masssss temos um Apple no bolso, não me preocupo…por enquanto! 😛

  9. Cara, falha berrante da Apple.
    Li em alguns foruns que a mesma sabia disso a meses e nada fez.

    Isso precisa ser corrigido HOJE.
    Estou tendo muitos problemas por isso.

    Se espalhou de uma forma inimaginável.

    Tem vários blogs fazendo campanhas pra isso acontecer.

  10. Me mandaram essa parada aí 2x. Primeiro pelo whatsapp e em seguida pelo imessage.

    Solução que eu encontrei:

    Whatsapp: a própria pessoa q mandou esse código tem que lhe enviar outra mensagem ou apagar a mensagem enviada.(caso não acontença, chore meu jovem)

    Imessage: pode ser a própria pessoa ou então outra qualquer, basta somente enviar mensagem, pois vc volta a lista de mensagens para editar.

    P.S: Não precisei redefinir meu iphone.

    Espero ter ajudado.

  11. O não salvo ganhou o galaxy s4 dele patrocinado pela claro e agora fica dando corda p os infantis trollarem os usuários da Apple, se achando os subversivos. Pqp. Unfollow e block, atrapalhou a vida de muita gente.

  12. Seria muito engraçado colocar o conteúdo aqui. Não conheço os dados, mais grande parte da galera que usa ios, acessa o blog.. hahaha

    1. Ah, e para ser malicioso tem que estar em qual língua?

      Se as pessoas distribuem justamente esta sequencia com a intenção de travar os aparelhos dos outros, você não considera que estão fazendo isso maliciosamente?
      Aconselho estudar um pouco mais o conceito de “malicioso” antes de ser tão categórico em suas afirmações. 😉

  13. Solução se vc souber quem te enviou a msg no Whatsapp:

    Settings -> Privacy -> Contacts -> desativar Whatsapp

    Abrir whatsapp, clicar no ultimo ícone (Settings).
    Voltar no menu anterior (Settings -> Privacy -> Contacts -> ativar Whatsapp)

    Abrir Whatsapp novamente, clicar rapidamente no ícone do meio (Contacts)

    Selecionar o ex-amigo que te enviou a msg, clicar na opção para enviar Mensagem

    Depois apague a msg e o contato 😉

  14. Será que lançam o IOS 7 no dia 10? se for teremos que esperar até lá ou a apple vai ter que se apressar com esse ios 7. nao consigo abrir o facebook no ipad..

  15. Recebi no Safari, abri sem querer e ele travou tudo. Como resolvo? Não posso reinstalar o aplicativo, uma vez que ele é nativo! Me ajuda, iLex!

  16. Essa seqüência não atinge o Safari 5.x, testei em Macs com Leopard, e com Lion, (Mountain Lion vem com o Safari 6 por padrão) também testei no Windows com o Safari na ultima versão(5.1.7) e nada aconteceu. No iOS 5 e 7 não são afetados, fica a minha preocupação sobre o iPhone 3GS e iPod 4 Geração será que teremos um update para esses iDevices já que a ultima versão é o IOS 6?

  17. Tenho Iphone, Ipad e Mac e achei muito legal isso… Não acho q foi coisa de recalcado e sim um blog de humor q resolveu zuar os usuários da Apple.

    1. Engraçado velho?

      Muita gente usa essas ferramentas pra trabalho e não está achando engraçado.

      Conheço um vendedor que perdeu uma venda considerável por esse merdinha desse mané desse blog.

  18. ate agora o pior foi safari ficar travando, tive que ligar o pc, e acessar remotamente pra poder fechar o safari pelo pc

  19. Me mandaram esses caracteres no Whatsapp e eu não conseguia abrir ele mais, de tanto que tentei meu iPhone desligou e ligou sozinho.
    Aí postei no twitter e meu “amigo” que tinha me mandado esses caracteres, mandou uma mensagem qualquer por cima. Daí foi só apagar a conversa dele e voltou tudo ao normal.

  20. O iPhone trava quando manda uma sequência de letras em árabe. O Android trava quando faz qualquer coisa AHSDUDHSAUSADHUHSADUHSDh

  21. Prevejo usuários de android rindo do iOS, mas porque eles vão rir? Porque uma sequencia trava o nosso aparelho e não os deles que tão sendo comidos por vírus?

    Essa INTERWEBZ NÂO PARA e tem muita gente sem ter oque fazer e usando esses caracteres que ninguém nunca usaria. Coloquei no google tradutor e não significa nada, só um padrão com as letras S, M, W, H, K, M, A, R, T, Y.

  22. Não recebi nada.. ou pelo menos não me recordo, e meu iphone acabou de dar pane. O Whatspp não abre e quando eu tento abrir o iphone reinicia. FU!##*[email protected]*( gerall!!! vamos aguardar. Meu backup está em dia.

  23. Putz.. começaram a compartilharem no facebook e dai os “amigos” da onça estão mandando mensagens pelo Whatsapp com o maldito codigo só pra divertimento!!

  24. Apesar de não ter sido afetado por este código não achei nada engraçado. E um blog de “humor” aproveitou a deixa e criou um pequeno caos digital. Qual a graça nisso?!
    Não sei como funciona, mas o dono do blog deveria responder legalmente por ter incitado isso.

  25. Caso aconteça com voces como aconteceu comigo e não conseguir abrir o imessage basta apenas ir em ajuste>geral>redefinir>redefinir todos os ajustes. e Pronto seu iphone esta livre desse codigo malicoso.