Notícias

Sequencia maliciosa de caracteres traz problemas para usuários da Apple

arabicscript

O problema é, de certa forma, bem grave. Espalhou-se hoje pelas redes sociais uma sequencia de caracteres árabes que causam pane em aplicativos do iOS e do Mac. Esta falha foi descoberta por um russo ainda em fevereiro, mas somente hoje foi popularizada, para a alegria de alguns trolls que possuem recalque de usuários da Apple.

O que acontece

Se você receber por iMessage ou qualquer outro serviço de mensagens a tal sequencia de caracteres, o programa trava e fecha. Se você abrir uma página internet no Safari ou Chrome que possua esta sequencia (como o Facebook ou os comentários de um blog), o navegador fecha. Ou seja, é a festa para quem quiser trollar.

Ao que tudo indica, o bug atinge somente aplicativos que usem a API CoreText, presente no iOS 6 e Mac OS X Mountain Lion. A falha já foi consertada nos betas do iOS 7 e do Mavericks, mas como ainda não foram lançados publicamente, não resolve a vida da maioria dos usuários.

Soluções

O problema maior é quando algúem manda mensagem com os caracteres, pois o aplicativo travará sempre que tentar ser aberto. Confira algumas soluções para o caso:

– Usando o Firefox no Mac o bug não acontece. Por isso, se alguma página estiver apresentando o bug, use este navegador.

– Se você já recebeu alguma mensagem com a sequencia maliciosa, apague o aplicativo e reinstale-o novamente, recuperando o backup mais recente. Se você ainda não recebeu nenhuma mensagem, faça o backup do seu aparelho agora, para não perder nenhum dado importante (confira aqui como fazer).

– Uma solução encontrada para o WhatsApp e enviadas por diversos leitores é ir em Ajustes > Privacidade > Contatos e desabilitar o aplicativo. Depois você abre o WhatsApp, fecha-o e habilita novamente a privacidade nos Ajustes. Abra-o aplicativo novamente e procure nos Contatos a pessoa que lhe enviou o código. Inicie uma conversa com ele e logo depois, apague toda a conversa. Em muitos casos, isso funcionou.

– Caso você receba algum email com a sequência, tente acessar sua caixa de entrada pelo Firefox ou em um computador que não seja Mac e apague a mensagem. Você também pode incluir nos filtros para bloquear qualquer mensagem que contenha os caracteres سمَـَّوُوُحخ (esta é apenas uma parte deles, pode copiar e colar sem medo).

————–

Felizmente já protegemos nosso blog e fórum deste tipo de ataque e nossos leitores podem ficar despreocupados. Se alguém lhe mandar isso, bloqueie imediatamente.

Não se sabe ainda se a Apple fará alguma coisa para os usuários de iOS 6 ou simplesmente esperará até o lançamento do iOS 7, que não sofre deste problema.

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close