Steve Jobs entrará para o hall da fama da fotografia mundial
O International Photography Hall of Fame and Museum (IPHF) revelou nesta sexta-feira (19) que o co-fundador da Apple, Steve Jobs entrará para sua galeria de figuras ilustres.
Para comemorar os 50 anos de atividade, a instituição irá homenagear fotógrafos e visionários que colaboraram com avanços para a arte da fotografia.
A homenagem póstuma é uma forma de eternizar o iPhone e seu inventor por revolucionar a forma como fotos são feitas pelas pessoas.
Os homenageados foram selecionados por um comitê composto por representantes do IPHF e por nomes influentes da industria fotográfica.
Para definir a lista, foi levado em consideração as notáveis contribuições desses ícones para a arte e ciência fotográfica. “Quando olhamos para os próximos 50 anos da IPHF, temos a honra de continuar a reconhecer e celebrar fotógrafos e profissionais da industria que fizeram contribuições significativas para a profissão, ajudando a moldar e definir a fotografia moderna”, disse o diretor executivo do IPHF, Patty Wente.
A escolha de Jobs é claramente um reconhecimento da importância do iPhone como aparelho revolucionário que mudou a forma como fazemos fotos no dia a dia.
“Steve Jobs era um inventor americano e empresário que foi co-fundador da Apple e a transformou na companhia mais inovadora do mundo. Steve ajudou a criar produtos que revolucionaram o mundo criativo e tornaram-se ferramentas essenciais para designers, cineastas, produtores e fotógrafos de música. Apaixonado por fotografia, tanto em seu trabalho e vida pessoal, a sua mais profunda contribuição para a comunidade artística e para o mundo é o iPhone que, em menos de uma década, mudou tanto a arte da fotografia quanto a industria em torno dele“, afirma nota do museu.
Desde de seu lançamento, o iPhone vem sendo utilizado como uma ferramenta de produção fotográfica por diversos profissionais ao redor do mundo.
Essas pessoas têm aproveitado a evolução de sua câmera para criar imagens e manifestações artísticas de grande qualidade. Há, inclusive, prêmios como o IPPAWARDS, que escolhe as melhores fotos feitas com iPhone.
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado também será homenageado. Nascido na cidade mineira de Aimorés, Salgado trabalhou com outros grandes nomes da fotografia como o francês Henri Cartier-Bresson e foi presidente da agência Magnum – criada pelo fotógrafo húngaro Robert Capa. Suas obras mais conhecidas são os ensaios documentais Serra Pelada, Êxodos, África e Gênesis.
A cerimônia para os homenageados acontecerá no próprio International Photography Hall of Fame and Museum no dia 28 de outubro em St. Louis, Missouri.
Confira a lista de homenageados:
- Steve Jobs – Pioneiro tecnológico
- John Knoll e Thomas Knoll – Criadores do Photoshop
- Ernst Hass – Fotógrafo
- Annie Leibovitz – Fotógrafa
- Graham Nash – artista plástico, fotógrafo, cantor e compositor
- Sebastião Salgado – Fotógrafo e documentarista
É também importante notar que hoje, 19 de agosto, é o Dia Mundial da Fotografia.
Fonte: IPFG.org