Jony Ive adapta selo real britânico para o setor espacial
Em um evento realizado no Palácio de Buckingham, o Rei Charles do Reino Unido revelou hoje o novo Selo “Astra Carta“, projetado pela empresa LoveFrom, liderada por Jony Ive. Esta criação tem como objetivo ser um chamado à ação para as empresas privadas que atuam na indústria espacial.
Jony Ive, o ex-Apple designer e responsável pelo emblema real para a coroação do Rei Charles, trouxe ao Astra Carta um design circular semelhante, com uma coroa na parte superior.
No entanto, o Selo Astra Carta possui um toque sutilmente animado, apresentando estrelas e planetas em rotação ao redor do centro, como pode ser visto no site oficial.
“Ficamos fascinados pelos ritmos celestiais que foram iluminados durante esse processo de design e como eles estão profundamente conectados aos padrões de vida na Terra. Este é um momento crucial para fazer mais para proteger o universo natural em seu sentido mais amplo, e estamos profundamente honrados por termos podido contribuir para este importante e pioneiro projeto”.
O Selo foi revelado durante a cerimônia no Palácio de Buckingham e faz parte do projeto Astra Carta, defendido pelo então Príncipe de Gales, Charles, durante a Cúpula de Sustentabilidade Espacial de 2022.
“Inspirada na visão de Sua Majestade, a Astra Carta é um chamado coletivo à ação que busca unir os setores público e privado, bem como outras partes interessadas, em um compromisso compartilhado com o uso responsável e sustentável do espaço sideral”.
O Coronel Chris Hadfield, ex-astronauta e comandante da Estação Espacial Internacional, também contribuiu para a criação do projeto.
O Selo “Astra Carta” tem o objetivo de motivar o setor espacial privado a adotar práticas responsáveis e sustentáveis.
O chamado à ação coletiva visa estabelecer um compromisso em prol do uso consciente do espaço exterior, garantindo a preservação do universo natural e contribuindo para a sustentabilidade global.