Curiosidades

A coroação de Rei Charles III, com um toque do designer do iPhone

A coroação do Rei Charles III teve um toque especial do ex-chefe de design da Apple, Sir Jony Ive. O emblema que simboliza a cerimônia foi projetado por Ive, inspirado pelo amor do Rei Charles pela natureza e pela “feliz otimismo” da primavera.

O emblema apresenta as quatro flores das nações constituintes do Reino Unido: a rosa da Inglaterra, o cardo da Escócia, o narciso do País de Gales e o trevo da Irlanda do Norte, na forma da Coroa de Santo Eduardo.

Toque na imagem para ampliá-la

Esta coroa, que foi feita para a coroação de Carlos II, é um dos símbolos mais icônicos da monarquia britânica e será usada para coroar o Rei na cerimônia de coroação na Abadia de Westminster.

O emblema oficial da coroação foi projetado nas cores da bandeira da União – vermelho, branco e azul – e apresenta as palavras “Coroação do Rei Charles III – 6 de maio de 2023“. Uma segunda versão apresenta as palavras em galês, pelo fato dele ter sido o Príncipe de Gales.

Trabalho voluntário

Ive trabalhou em colaboração com a equipe do Rei para criar o emblema, doando seu tempo gratuitamente.

O designer afirmou que o emblema foi inspirado pelo amor do Rei Charles pela natureza e seu profundo respeito pelo meio ambiente. Ele disse que as formas naturais do emblema combinam para criar um símbolo que reconhece a importância alegre e profunda da ocasião.

Esta não é a primeira vez que Ive trabalha com Charles em projetos relacionados ao meio ambiente.

Ele já havia trabalhado com o Rei no projeto “Terra Carta“, um plano de recuperação ambiental de 10 anos para o setor privado, e projetou o selo, que foi concedido a 45 empresas que se comprometeram a tomar medidas significativas para alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050.

Terra Carta - Jony Ive
Toque na imagem para ampliá-la

O emblema da coroação é a mais recente adição ao portfólio de designs de Jony Ive.

Botão Voltar ao topo