Notícias

WhatsApp Pay não pegou, segundo dados da Febraban

Número de transações bancárias via WhatsApp representa apenas 0,03% do total

Uma pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que o serviço de pagamento via WhatsApp Pay teve uma adesão abaixo do esperado. Desde sua liberação pelo Banco Central em março de 2021, a função de transferências entre pessoas enfrentou uma forte concorrência do Pix, lançado alguns meses antes.

De acordo com a 31ª edição da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, apenas 56 milhões de transações bancárias foram realizadas através do WhatsApp em 2022.

Esse número representa somente 0,03% do total de 163,3 bilhões de transações registradas no mesmo período.

Transações pelo WhatsApp (Fonte: Febraban)
Transações pelo WhatsApp (Fonte: Febraban)

Dos dados analisados, 37% das movimentações realizadas via WhatsApp referem-se a transações financeiras com Pix e outros meios de pagamento.

Embora o levantamento não diferencie especificamente os dados relacionados ao WhatsApp Pay, é nessa categoria que se encontram.

No entanto, vale ressaltar que a função de pagamento entre pessoas (P2P) foi liberada no início de 2021, enquanto a opção de pagamento a empresas (P2M) foi lançada somente neste ano, não sendo contemplada nos dados da pesquisa.

A expectativa é de que o pagamento a empresas possa impulsionar o uso do WhatsApp como instrumento de transferências entre pessoas.

Crescimento lento

Embora o volume de transações ainda seja baixo em comparação com outras modalidades, o WhatsApp tem apresentado crescimento significativo como canal de transações.

As movimentações realizadas por meio do aplicativo aumentaram impressionantes 531% em apenas um ano.

A pesquisa também aponta um aumento geral de 30% no volume total de transações bancárias em 2022, alcançando a marca de 163,3 bilhões de transações.

Esse foi o maior salto em onze anos, impulsionado principalmente pelo aumento no uso de dispositivos móveis.

No último ano, as transações bancárias realizadas via dispositivos móveis cresceram 54%, totalizando 107,1 bilhões de transações, representando 66% do total.

Já as movimentações via internet banking permaneceram praticamente estáveis, com um leve aumento de 2%, totalizando 17,8 bilhões de transações.

Atualmente, 77% de todas as transações bancárias são realizadas através de canais digitais, de acordo com a pesquisa da Febraban.


Os pagamentos pelo WhatsApp tinham tudo para serem um grande sucesso no Brasil, visto que o mensageiro é quase unânime nas diversas camadas de nossa sociedade.

Mas por ter chegado na mesma época em que temos o Pix, um dos sistemas de transferência bancária mais modernos do mundo, a concorrência realmente ficou difícil.

Até porque com o Pix ficamos seguros de que o Facebook não usará nossos dados para outras finalidades…

Botão Voltar ao topo