Notícias

Receita Federal e Anatel realizam apreensão de quase 10 mil carregadores irregulares de celular

Você provavelmente já sabe (ou deveria saber) que não é aconselhável usar carregadores “baratinhos”, sem certificação, para carregar seu celular. Fizemos um artigo bem explicadinho sobre isso aqui. E justamente por isso que a Anatel tenta tirar os produtos de menor qualidade do mercado.

Na semana passada, a Anatel, em conjunto com auditores da Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal do Brasil, localizaram um carregamento de carregadores de celular não homologados em uma transportadora na cidade de Canoas, RS.

No total, foram apreendidas 9.700 unidades de carregadores dos mais distintos modelos, todos irregulares.

Tudo isso faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que tenta dificultar ao máximo a venda de produtos que possam colocar em risco a população.

Carregador de celular é coisa séria

Depois que a Apple parou de incluir o carregador na caixa do iPhone, muita gente teve que ir atrás de um carregador separado para carregar a bateria do seu celular.

Como a escolha do modelo de carregador passou a ser de responsabilidade do cliente, muita gente acaba escolhendo o mais baratinho, geralmente por pura falta de conhecimento. E é aí que mora o perigo.

Carregadores feitos de qualquer maneira, sem sistemas de proteção podem representar um grande problema. Há vários casos de incêndios ou celulares explodindo por causa de produtos não homologados. Por isso a preocupação da Agência.

Vale ressaltar que quando se fala “não homologados”, não precisa necessariamente ser certificado pela Anatel. A Agência reconhece as homologações de certos países, mesmo quando ainda não há documentação no Brasil. No caso dos “piratas”, são aqueles que realmente não passaram por nenhuma homologação em nenhum lugar do mundo.

Fonte
Site da Anatel
Botão Voltar ao topo