Rumores

Supostos renders do futuro iPhone 15 Pro mostram como pode ser o botão único de volume

Meses antes do lançamento do (suposto) iPhone 15 Pro, várias informações já estão circulando sobre algumas características que ele trará. Inclusive sobre prováveis botões em estado sólido, que se caracterizam por não conter peças móveis. É quase um botão que não é botão.

E agora um chinês que colocou as mãos no que seriam os esquemas em CAD dos futuros aparelhos fez uma pré-renderização dos modelos, para termos uma ideia de como (teoricamente) eles serão externamente.

E o detalhe que chama mais atenção é a existência de um único botão para ajustar os volumes do aparelho.

O usuário do Twitter ShrimpApplePro divulgou um vídeo em chinês de alguém que conseguiu ter acesso a esse arquivo CAD e renderizar as imagens.

Neste vídeo, é possível ver detalhes dos novos botões de volume unificados, sem a separação para aumentar ou diminuir. Também é possível ver que o botão de Mudo também mudará.

Os botões serão do tipo estado sólido, ou seja, serão na prática fixos, mas com feedback tátil.

Toque na imagem para ampliá-la

Caso você esteja com dificuldade de imaginar como é isso, basta ver como funciona o botão frontal do iPhone 7, 8 ou SE 2/3. Ele não é um botão de “verdade”, é apenas uma parte fixa, que quando pressionada faz uma micro vibração que dá a sensação tátil de um botão.

Você é enganado toda vez que aperta esse botão

Outro exemplo é o trackpad dos MacBooks, que não possui partes móveis, mas ao pressionar os cantos dá a nítida sensação de haver um botão ali.

Mas qual é a vantagem de ter botões “falsos”?

Vantagens de botões em estado sólido

Não havendo partes móveis no exterior, o aparelho ganha alguns benefícios:

  • Menos pontos de entrada de água e poeira para o interior do dispositivo
  • Economia de espaço interno
  • Menos peças significam menos chances de partes se danificarem com o tempo

O mesmo vídeo sugere que essa mudança externa virá apenas nos modelos Pro. Os modelos mais simples manterão os botões como já o conhecemos hoje no iPhone 14.

Caso você queira ver a íntegra do vídeo, com os detalhes das imagens, basta abrir este link.

Botão Voltar ao topo