Apple interrompe a produção de iPhones em pleno período de festas
A falta mundial de semicondutores causou algo inédito em mais de 10 anos da história do iPhone: a parada na linha de produção em plena época de final de ano.
De acordo com um relatório do site Nikkei, a Apple teve que interromper a linha de montagem por vários dias devido às limitações da cadeia de suprimentos e à contínua restrição de energia na China.
Normalmente nesta época do ano, a produção da Apple oferece hora extra aos operários de fábrica para atender à demanda global para a temporada de compras de fim de ano.
Mas desta vez os trabalhadores estão ganhando dias de folga, por causa da dificuldade na produção.
“Devido aos componentes e chips limitados, não fazia sentido pagar horas extras nos feriados para os trabalhadores da linha de frente […] Isso nunca aconteceu antes. O feriado de ouro chinês sempre foi o momento mais agitado, quando todas as montadoras estavam se preparando para a produção.”
A produção em setembro e outubro do iPhone 13 ficou abaixo de 20% de suas metas iniciais, de acordo com o Nikkei. Enquanto isso, a produção do iPad atingiu apenas 50% do volume esperado no mesmo período. A produção de iPhones mais antigos ficou abaixo de 25%, e a situação não melhorou depois que novembro chegou.
A meta inicial da Apple era produzir 95 milhões de modelos do iPhone 13 em 2021, mas esse número caiu para cerca de 83 milhões no início de dezembro.