É bem ruim quando um aparelho perde funcionalidades de uma geração para outra. E é o caso do novo iPod touch, que perdeu algo que sempre teve: o sensor de luminosidade.
O sensor regula automaticamente o brilho da tela de acordo com a luz ambiente, o que permite você continuar lendo um email ao sair de um lugar escuro para um mais claro, por exemplo. Também ajuda bastante a economizar bateria ao adaptar o brilho da tela à necessidade específica. Mas o novo modelo, além de trazer uma tela maior (e que consequentemente gasta mais), não possui mais esta possibilidade.
A falta fica clara nas especificações do aparelho, no site da Apple, onde a palavra “sensor de luz ambiente” desapareceu.
Claro, o aparelho traz diversas outras vantagens, como peso menor, gravação em vídeos HD 1080p, espelhamento de AirPlay, tela maior, cabo Lightning e EarPods, mas mesmo assim, é chato saber que a Apple anda tirando funcionalidades dos seus dispositivos. Ainda mais tecnologias avançadas que ela mesma introduziu no mundo mobile.
Tomara que ela não resolva fazer o mesmo com futuros iPads e iPhones.
A previsão de início das vendas dos novos iPods touch no Brasil é para o mês de dezembro.