2012ARQUIVONotícias

iPhone 5 comprado fora do Brasil: dúvidas e respostas

Você não aguenta mais esperar o lançamento do novo iPhone 5 no Brasil e vai comprá-lo em outro país? Ou tem algum amigo ou parente que está de viagem e tem a oportunidade de lhe trazer um? A seguir, tentaremos responder a diversas perguntas que nossos leitores nos fazem diariamente por email, Twitter e Facebook.

Quando o iPhone 5 começará a ser vendido no Brasil?

Boa pergunta. Até o momento de publicação deste artigo, ninguém podia dizer uma data exata do lançamento (nem mesmo os vendedores das operadoras), porque tudo depende do planejamento da Apple, que pode variar segundo interesses comerciais e quantidade de estoque. A Anatel já deu o sinal verde, mas tudo depende da Apple.

Há quem diga que ele será lançado mais cedo que no ano passado, mas isto é óbvio: ele foi apresentado nos EUA um mês antes este ano. Acredita-se que as vendas comecem na metade de novembro, se o prazo de dois meses do ano passado se repetir.

Qual o preço que o iPhone 5 terá no Brasil?

Outra pergunta que é impossível de responder antes do lançamento. Geralmente a Apple e as operadoras só revelam na véspera do início das vendas, não antes. Geralmente, é seguro confiar nos mesmos preços praticados pela Apple Store na geração anterior, mas no ano passado, a Apple surpreendeu a todos aumentando significativamente o valor. Só meses depois reduziu.

É possível comprar o iPhone 5 desbloqueado nos EUA?

Na teoria, a Apple não está vendendo oficialmente o aparelho desbloqueado nos Estados Unidos, devendo começar a disponibilizar isso somente nas próximas semanas, sem previsão de datas. Mas muitos usuários estão conseguindo comprar aparelhos que funcionam no Brasil nas Apple Stores, pedindo pelo modelo preço cheio (full price). Não são todas as cidades americanas que fazem isso, portanto, não é uma regra.

É sempre aconselhável comprar na Apple Store, pois os aparelhos comprados diretamente com as operadoras vem bloqueados com elas, mesmo se comprados com preço cheio.

Aparelhos CDMA da Verizon são sempre desbloqueados para a rede GSM, e portanto funcionam no Brasil, independente do modo como foram comprados.

Para aparelhos da operadora Sprint, a coisa é um pouco complicada. Alguns leitores nos afirmaram que compraram sem problemas, mas a maioria nos avisou que não conseguiu fazer funcionar o aparelho no Brasil. Como estes modelos não são vendidos nas Apple Stores, eles sempre vem atrelados à operadora.

Pedi o modelo full price, mas o vendedor disse que era bloqueado

Enquanto a Apple não vender oficialmente os aparelhos desbloqueados nos Estados Unidos, os vendedores da Apple Store são instruídos a não revelar que o aparelho é desbloqueado. Mas geralmente funciona no Brasil. O ideal é já levar um nano-SIM brasileiro na viagem, para testar o aparelho e, caso não funcione, devolvê-lo antes da viagem de volta.

Em quais outros países é possível comprar um iPhone 5 desbloqueado?

É possível comprar um iPhone já desbloqueado para uso no Brasil nas Apple Stores dos seguintes países: Reino Unido, França, Espanha, Itália, Suíça e Austrália. Bélgica e República Tcheca vendem desbloqueado também com as operadoras. Neste caso, basta comprar o aparelho sem medo, que ele funcionará com chips do Brasil.

Para saber o preço do iPhone em determinado país, basta ver a página da Apple Store correspondente.

Qual modelo devo comprar para ser compatível com as redes brasileiras?

Qualquer um.
Visto que o LTE 4G do iPhone não será compatível com as redes brasileiras (quem disser o contrário é porque está mal informado), qualquer um que você comprar, seja em qual país for, funcionará no Brasil, desde que não seja um modelo bloqueado com alguma operadora. As antenas do novo iPhone funcionam normalmente com nossas redes GSM (3G, EDGE, GPRS) e UMTS/HSPA+ (3G+ ou 3G Max).

Vale a pena comprar o iPhone em outro país?

Depende. Se você estiver em viagem e tem a oportunidade de comprar um, até vale. Mas caso contrário, não há porque comprar de “importadores” ou viajar somente para isso, pois em breve o aparelho estará chegando em nossas terras. A paciência é uma qualidade que todos devemos cultivar. ;)

Botão Voltar ao topo