2012ARQUIVONotícias

Saiba como impedir que a Apple rastreie a publicidade do seu iPhone ou iPad

Anúncios

No iOS 6, a Apple introduziu silenciosamente um sistema de rastreamento de publicidade em cada um de nossos iPhones, iPods e iPads. É possível desligar esta função, mas ela está escondida. Descubra como encontrá-la no seu aparelho.

Este tipo de rastreamento existe desde sempre, e um dos que mais usa isto é o Google (até mesmo enquanto você lê este artigo). Isto permite que os anúncios que aparecem nos sites que você visita tenham mais a ver com você (o que de certa forma, até que é interessante).

A Apple, durante um tempo, pregou de boa moça e proibiu que empresas de publicidade coletassem dados dos usuários de iPhone. Mas com o novo iOS, ela incluiu o rastreamento sem que ninguém se desse conta. Com isso, dados sobre sua localização e possivelmente até mesmo sites que você visita são enviados para a grande Maçã.

A Apple sempre pregou que defende a privacidade do usuário e, por isso mesmo, foi obrigada a colocar uma opção para desligar este rastreamento. Mas se você for procurar nos ajustes de Privacidade, não encontrará nada. A malandra escondeu esta opção em outro lugar, onde poucos veem. Sem vergonha…

Anúncios

Para impedir que seu aparelho seja rastreado para publicidade (economizando assim um pouco de bateria), siga os passos:

Passo 1 – Vá em Ajustes > Geral > Sobre > Publicidade.

Passo 2 – Ligue a opção “Limitar Publicidade Rastreada

Anúncios

Pronto, agora o aparelho não irá mais enviar dados de publicidade para os servidores da Apple.

Se você não se importa de enviar estes dados, não há o que temer. Eles ajudam na experiência do usuário, que dificilmente verá anúncios de produtos que não são de sua região, ou que não tem a ver com ele. Não é obrigatório limitar a função, mas a Apple deveria ter sido mais transparente sobre isso desde o começo, pois isto não é comentado nem mesmo na página de novidades do iOS 6.

via Business Insider

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo