Parece que o acesso à internet em aviões será a nova tendência em viagens aéreas. Outra grande companhia americana acaba de anunciar a implementação do serviço a partir da segunda metade de 2012: a United/Continental.
Ela ainda não detalhou como será o serviço, mas já assinou contrato com a Panasonic Avionics Corporation, especializada em conexão via satélite. Até 2015, grande parte dos voos da companhia contarão com conexão Wi-Fi para os passageiros.
Felizmente, o Brasil não está ficando muito atrás neste sentido. A TAM já anunciou este ano que está também implementando a internet sem fio em suas aeronaves tanto em voos domésticos como nos internacionais.
A GOL também implementou uma solução própria, que usa o Wi-Fi mas não é capaz de se conectar na internet. Neste caso, o passageiro pode usar seu iPhone, iPad ou laptop para se conectar no serviço de entretenimento interno, com vídeos, documentários, rádios, notícias e jogos, tudo acessível pela rede Wi-Fi interna. É uma programação fechada, que é atualizada toda vez que a aeronave pousa.
Em uns três ou quatro anos, é bem provável que o serviço vire algo comum em todas as companhias. Nós aqui ficaremos torcendo para isso.