Notícias

GOL finalmente anuncia seu serviço de entretenimento a bordo

Em maio deste ano, quando o Blog foi o primeiro a noticiar que a GOL estava realizando testes com rede Wi-Fi em seus aviões, logo vimos que vinha coisa boa vindo por aí. Finalmente o mistério acabou e a companhia apresentou hoje em um voo especial para a imprensa (na qual o Blog do iPhone foi gentilmente convidado) o seu novo serviço de entretenimento a bordo, chamado GOL NO AR.

O serviço estreia publicamente no dia 1º de setembro e estará disponível inicialmente em 35 aeronaves. São 250 voos diários (principalmente aqueles da ponte aérea Rio-São Paulo) e o plano é ampliar para 380 até o final do ano. O conteúdo é atualizado diariamente assim que o avião aterrissa em alguns aeroportos (Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza).

“A inovação está no DNA da GOL e foi com muita criatividade que desenvolvemos para os nossos clientes uma opção de entretenimento de bordo que oferece programação de alta qualidade, com baixos custos de implantação”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado e Novos Negócios da GOL. 

O serviço não dá acesso à internet, mas disponibiliza toda uma programação de entretenimento a bordo. Ao conectar o iPhone, iPod touch, iPad ou notebook na rede Wi-Fi do avião, é possível ter acesso, via navegador, a um portal com todo o conteúdo: notícias (CBN, Editora Abril), vídeos (canais Globosat) e até jogos.

A solução (totalmente criada pela GOL) é inédita no mundo, segundo a companhia. Na verdade, é uma maneira barata de levar entretenimento ao passageiro, que só contava com esse tipo de serviço (via televisãozinha grudada na poltrona) em voos internacionais.

O serviço não tem nenhum custo adicional ao passageiro, que só precisará ter consigo um dispositivo que conecte-se no Wi-Fi.

Ótima notícia para quem viaja, pois é mais uma opção para o cliente, principalmente aqueles que levam seu iPhone ou iPad sempre consigo. A GOL está de parabéns pela iniciativa. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pedro Sorbini

    finalmente a gol aderiu o serviço

  • Tiago Ronchi

    Viva la revolucion!!!

  • Douglas

    Finalmente a Gol fez algo decente viu, pq viajar de TAM para lugares distantes era terrível e essa novidade foi muito boa, antes o iphone já era companheiro em viagens longas, agora então…

  • Legal, agora vamos ver como as outras empresas vão reagir..

  • JUNIOR RINALDI

    sera q tem fonte de energia?

    • Vitor Sá

      Se não tiver, já vi q vou ficar sem telefone (iPhone) quando chegar ao meu destino…

    • Edison cruz

      Tem sim…sou comissario da Gol e sei q tem…

  • Walter Junior

    Ateh q enfim, ein… caramba, q demora…

  • Karol

    Olha que beleza! Mais uma utilidade pro meu iphone no avião 🙂
    Excelente iniciativa!

  • Gibson

    Essa moda vai pegar!
    Acho que isso vai diminuir bastante o stress das pessoas durante o voo. O interessante mesmo era que pudesse navegar na internet, assim existiria uma infinidade de opções.

    Bom… mais já é um progresso.

  • Daniel

    ALEILUIA !!!

  • Nina

    Mt bom. Sempre prefiro viajar de Tam, mas na ultima viagem que fiz o vôo foi cancelado e tive q viajar de Gol. Para ser de outra companhia q tava somente “quebrando um galho” fui mt bem tratada. Em plena época de Natal, companhias querendo entrar em greve e outras querendo fazer a diferença. Gostei mt da noticia, já q vou ter q fazer outra viagem em breve. Parabéns ao blog pelas ótimas notícias e sempre se destacando entre tantos outros nesse mundo que é a internet.

  • Jefferson D’Ávila da Silveira

    Não podiam deixar o lançamento para um dia depois ou um dia antes? Justamente no primeiro de setembro! hahhahhahaha

    • O médico mandou não contrariar…

      • EDINHO

        Realmente !!

      • Maycon

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Essa foi terrível…

  • Vitor Tomoi

    Ótima noticia. Vou pro Rock in Rio no fim de Setembro daqui de SP pela GOL !!!

  • Michel

    Agora vi outra coisa boa da Gol a não ser o amendoim delicioso :p

    • Walter Junior

      e as aeromoças??? nao são boas???

      • Henrique Grande Neto

        Já foram. Amigo, foi-se o tempo que, para ser aeromoça, o pré-requisito era ser bonita.

        • É por que as bonitas geralmente estão na primeira classe…

  • Daniel De Rogatis

    No próximo Sábado (03/09) irei para minha querida cidade SP/Congonhas e voltarei no domingo (04/09) para Campo Grande. Se tiver esse serviço nos meus voos (o que acho dificil), eu irei testá-lo!!!!!

  • Marcos Pezzotti

    Sorte minha que fim de semana que vem vou viajar pela GOL. E meu vôo vai ter serviço de internet UHUUUL

    • Ricardo

      Leia a parte que diz “O serviço não dá acesso à internet..” 😉

    • Ricardo

      iLex, você vai fazer uma nova matéria com mais informações/detalhes desse serviço de entretenimento? 🙂

    • EDINHO

      Amigão confere aqui:

      “O serviço não dá acesso à internet, mas disponibiliza toda uma programação de entretenimento a bordo. Ao conectar o iPhone, iPod touch, iPad ou notebook na rede Wi-Fi do avião, é possível ter acesso, via navegador, a um portal com todo o conteúdo: notícias (CBN, Editora Abril), vídeos (canais Globosat) e até jogos.”

    • EDINHO

      Excelente :
      notícias (CBN, Editora Abril), vídeos (canais Globosat) e até jogos.

      A viagem vai parecer muito mais rapida …
      Valew gol , e as demais companhias favor seguir o otimo exemplo 🙂

  • Agora as minhas viagens assim como a de todos não será mais a mesma!

  • Pedro Vinicius da Rosa

    Po, o melhor sistema hj é da Avianca… em voos nacionais, tv em tdas as poltronas com jogos, series, musica e tudo mais..

  • Itamar

    Viajo muito pra Recife espero que não demore muito pra chegar nos vôos para lá.

  • Maurício Cardoso

    Muito legal! Ótima opção para passar o tempo à bordo…

  • Dudu

    vo em outubro pra salvador, e desde floripa, tomara que ja tenha esse serviço no voo que vou pegar.

  • Guga Boy

    Steve Jobs FOREVER!!!

    • Francis

      Assim seja!!!

  • Monty

    Sem querer ser o estraga prazeres, mas só eu que não entendi qual a vantagem? Qual o ponto de não ter internet? Não é como ter um app da GOL e atualizar o conteúdo antes de viajar? Por que eu viajaria usando só o app da GOL?

    Eu, por exemplo, antes de viajar, baixo uma pancada de jornais/revistas no iPad, e leio no avião. Quem gosta de jogos, pode jogar jogos muito melhores (não vi os jogos da GOL, mas aposto que Angry Birds, Cut the Rope, serão melhores), por que jogaria os jogos da GOL? E se for um app interessantíssimo, nem preciso estar no avião para usá-lo, correto? Não venham me falar que é excelente por que tem notícias offline e vídeos Globosat (mesmo porque isso todo mundo tem a toda hora, não precisa estar no avião, e ninguém fica vendo esses vídeos em casa, por que os veria no avião?).

    Enfim, minha humilde opinião: a tentativa de inovação é válida, mas só vai ser revolucionária mesmo quando tiver internet. Essa sem internet só seria boa se distribuíssem iPads para todos (aí sim substituiria a televizãozinha). Mas, eu já tendo o meu iPad com um monte de conteúdo que gosto, sinceramente não entendi porque ficaria durante o vôo no app offline da GOL… (talvez por isso mesmo seja inédita no mundo… – sarcasm mode ON) 😉

    • Lga

      Concordo totalmente. Nos EUA ja estão com internet a bordo, aqui somentem disponibilizam o site da gol, bem fraquinho isso…

      • Eurico

        (2)

    • Ednilson Rosa

      Monty,

      Acho que vc está enganado. Não é como ter o aplicativo da GOL e usar durante o vôo por uma razão muito simples: pelo que é dito na matéria, vc terá acesso a uma grande quantidade de conteúdo através do seu browser. É como se estivesse navegando na Internet, só que em um grande cache que ficará em um web server no avião. Repare que o post fala também em vídeos e jogos. Pra colocar tudo isso em um único aplicativo da GOL, você provavelmente ocuparia uma grande parte do seu dispositivo só com ele, além de demorar um bocado pra carregar. Acho que a solução é engenhosa. Acessar Internet de um avião não é como acessar em solo. Depende de uma cara comunicação via satélite e o serviço não poderia ser oferecido de graça, ainda mais por uma companhia em que até uma refeição um pouquinho melhor você tem que pagar à parte. Repare que a TAM oferece entretenimento à bordo em monitores coletivos de graça, mas você não tem nenhuma opção de interatividade e é obrigado a assistir o que eles escolhem (incluindo propagandas). Neste caso, você vai poder ver o que quiser em seu próprio dispositivo. Acho que tá bom demais pelo preço que se vai pagar! 😉

      • Monty

        Caríssimo Edmilson, eu entendo que não é exatamente um app (apesar de ser quase!), e procede o seu comentário sobre o avião ser um ‘cache’, mas, mesmo assim, ainda acho que este não é o ponto. Resumindo o que eu acho:
        . Se o iPad fosse ‘emprestado’, seria interessantíssimo, fantástico;
        . O iPad sendo nosso, com todo nosso mundo de conteúdo offline possível, realmente não vejo porque, só durante o vôo, alguém ficar só no site offline da GOL. O que eu quero dizer é que o fato de você estar dentro do avião não muda nada. Se vc estivesse em casa e caísse a internet, passaria a ficar nesse app da GOL, vendo os vídeos offline e jogando seus jogos?
        . Em especial quanto a jogos, continuo sem ver sentido jogar o da GOL ao invés dos fantásticos da AppStore;
        . Na minha opinião, no nosso primeiro vôo vamos testar, às vezes no segundo também, mas duvido que passaremos 10 vôos nesse site/app.

        De qualquer maneira tem razão sobre o custo/benefício! 😉

        Grande abraço.

        • Monty, eu não sei você, mas eu viajo bastante de avião.
          Você tem razão em dizer que o melhor conteúdo sempre será aquele que a gente já leva conosco, porque, por definição, será a seleção que mais nos agradará, pois somos nós que decidimos o que veremos, não os outros.

          Mas isso não quer dizer que o sistema seja completamente inútil, como você deu a entender.
          Aconteceu casos que eu não tive tempo (ou não lembrei) de colocar filmes e músicas no meu iPad e fiquei no avião meio sem ter nada que fazer. Nesse caso, ter uma opção gratuita de entretenimento, com a tela a dois palmos do meu nariz (e não no teto, a 3/4 filas na minha frente) é sim uma grande vantagem. Ainda mais eu podendo escolher o que quero ver e não ter que engolir o que o sistema geral põe (como aqueles programas de pegadinhas, que detesto). Essa vantagem só se tem em voos internacionais (com as telinhas individuais em cada assento), e agora os nacionais também terão.

          Eu realmente não entendo como alguém pode reclamar do serviço, principalmente sem o ter testado. Se depois de testar, ele apresentar conteúdo ruim ou problemas técnicos, aí tem até lógica. Mas reclamar do conceito, não entendo.

          Ele é perfeito? Não! Mas até hoje não vi ainda nenhuma companhia o ser. Mas um dia eles chegam lá.

          • Monty

            iLex, posso ter me expressado mal, não acho o serviço inútil, até disse que “a tentativa de inovação é válida”, mas acho que que usar, ‘enjoará’ dele em 2 ou 3 viagens. Bom que você viaja muito e pode nos contar daqui uns 6 meses como está o utilizando, certo? 😉

            Concordo com muito do que disse, especialmente quando diz que passa a ser como uma telinha individual, que é beeem melhor do que a coletiva com as pegadinhas insuportáveis. Há, porém, duas coisas a considerar:
            . Em meus vôos tenho observado que, quando está cheio (coisa de 200 passageiros), em média menos de 5 estão com iPads. Então este serviço só é uma telinha individual para cerca de 2% das pessoas. Para os outros 98% nada muda.
            . Semana passada fiz uma viagem internacional, de executiva, com telinha individual. Estava com um livro e com meu iPad com duas revistas e jornais baixados. Te juro que nem liguei a telinha. Nem coloquei o fone deles.

            Resumindo, o que queria dizer, baseado em meu próprio comportamento, é o seguinte: O serviço só ‘serve’ para quem já tem iPad, que é uma absoluta minoria. E quem já tem iPad pode não se interessar muito pelo serviço, especialmente no médio prazo.

            Mas tomara que eles criem conteúdos fantásticos para que eu me mostre errado! 😉

  • Finalmente

  • A gol realmente está de parabéns!

  • Douglas

    Sem internet? Conteúdo offline? não obrigado. Pior que isso só a programação “Tam nas nuvens” aff

  • Never

    Ah sem internet ficou meio paia mesmo, mais ja é um começo, quem sabe a Empresa num seja capaz de colocar uma internet a BORDO!

  • Mario Bigaran

    Acho que devemos aproveitar e testar a novidade sem antes criticar, não é um app e sim uma internet offline porque todos os equipamentos que tenham wifi pode utilizar, e o que não vale a pena ficar discultindo valores de serviço na internet para aviação que não é barato, e isso se refletiria nas passagens, acho que poucos gostariam desse aumento, e como todos sabem que a gol inova em aeronaves modernas, algumas aeronaves já contam com tomadas abaixos de seus assentos, isso eu posso falar porque sou um colaborador da gol, e gosto muito de trabalhar nesta empresa e sendo leitor deste blog não poderia deixar o meu relato, respeito a opinião de todos aqui pois vivemos em uma democracia! Abraço a todos!

  • Cleo

    Gostei da novidade, melhor que aquelas músicas e revistas de bordo.
    A GOL está de parabéns pela iniciativa.

  • Richard

    Esperava mais da GOL. O OnAir da TAM ainda é mais inovador. É caro, mas atende a seu publico alvo.

    • Ednilson Rosa

      Richard,

      Sem querer polemizar, se você levar o conceito de “inovação” ao pé da letra, o serviço da TAM não tem nada de inovador se você considerar o cenário mundial, já que é apenas cópia do que muitas empresas já fazem ao redor do mundo, ou seja, dar acesso à Internet online, porém a um custo elevadíssimo, que atende muito mais a quem precisa mandar um e-mail ou fazer algum acesso rápido do que quem quer usar a rede como entretenimento. Já este serviço da GOL, sim, é inovador, já que, segundo o post, é inédito no mundo, ao oferecer conteúdo, ainda que offline, via wi-fi sem custo adicional algum, com fins de servir como entretenimento. Sem dúvida, o ideal seria se ter as duas opções. Mas, entre pagar R$20/MB pra acessar internet online e ter este conteúdo offline de graça, ainda prefiro a segunda opção.

  • Victor Sabioni

    Melhor assim que R$20/mb

  • Steiner

    curti muito esse incentivo da Gol, vo ter que ver de perto HAHA

  • Rafael

    Sinceramente, eu esperava mais. Esperava acesso a Internet…nem que para isto tivesse que pagar uma quantia a mais para o serviço ser liberado. Acho um porre por exemplo nos voos domesticos da Tam aquele milhão de propaganda…passa desde propaganda de cidades turisticas do Estado em que o avião vai pousar ate outras propagandas como o famoso “Uau” de uma montadora que não vou citar. Sinceramente, não vou perder tempo e nem bateria do meu iPhone vendo essa “programação”.

    • Nossa, como tem gente ranzinza nesse mundo.

      • Lucas Barbosa

        Hahaha. Não sei como teve tempo e bateria suficientes pra ler o post todo e ainda comentar sobre a inutilidade do serviço.

        Concordo que até certo ponto pode ser meio enjoativo (como quase todos os entretenimentos escolhidos por alguém que não seja você).
        O que todos têm que entender é que surgiu uma OPÇÃO, provavelmente boa em conteúdo, GRATUITA, disponvel no gadget que já está à mão. Cansou? Abra seu iPod, veja um vídeo, jogue seus joguinhos, tudo ainda estará lá. É impossível ter o que reclamar, você não está pagando NADA e ninguém está te obrigando a usar.

  • Guga Boy

    Steve Jobs Forever!

  • A iniciativa é boa sim, afinal, para quem não tem nada, metade é o dobro! rs Mas acho ilógico não fornecer serviço Wi-fi normal, com acesso liberado ao que bem entendermos, como emails, sites e etc… Vamos aguardar para ver se com o tempo isso evolui.

    Parabéns blog do iphone, sucesso sempre!

    • Não quero aqui defender a GOL, até porque não tenho nenhuma razão para isso, mas acho que você não entendeu o serviço.
      Colocar conexão internet durante o voo necessita de implantação de equipamentos caríssimos, que se conectam com satelites com o avião em pleno ar. Esse serviço da GOL (entretenimento por Wi-Fi de conteúdo que está em um disco dentro do avião) é muito mais simples e econômico do que a fortuna que a TAM teve que gastar para instalar o OnAir.

      O fato é que brasileiro sempre reclama de tudo. Quando fizemos o teste do sistema da TAM, reclamaram que a ligação era cobrada como roaming, coisa que independe da companhia e até mesmo das operadoras, visto que chamadas por satélite SEMPRE são roaming. Pessoal gosta de reclamar sem ter conhecimento técnico, querem preço mais barato nas passagens, mas reclamam do amendoim. Assim fica difícil.

  • Otimo isso, ta, internet seria melhor, mas por que reclamar, ja evoluiu, e ‘e gratis…

    Eu gostava mais da TAM, mas se for bom esse GOL a bordo mudo de opiniao

  • Ricardo Pereira

    CONCORDO plenamente com o iLex acima. Brasileiro reclama por natureza. Pagam passagem aérea por preço de banana e se acham no direito de reclamar do serviço de bordo e, inclusive, de algo que a Gol fornecerá, ainda por cima gratuitamente.. Deviam voar com empresa cara sem recebem um mísero amendoim, como acontece ao redor do mundo.
    Seres humanos queridos, parem de reclamar, e aprendam que aviões servem para nos transportar com rapidez e praticidade, não para encher a pança ou brincar de lan-house.

    Parabéns Gol por mais essa opção, e parabéns BDI por todas as informações que nos traz!

    • Vinícius Errero

      Preço de banana? Meu pai viaja a cada 2 semanas em Mexico, Colombia e Brasil, e o voô Col-Bra é muito mais barato que Bra-Col. E o mexico, usa tambem sao bem mais baratos

      • Minha última viagem na Gol, gastei R$ 40,00 pra ir e voltar do Rio a Curitiba… é realmente preço de Banana, visto que de onibus gastaria quase R$ 200,00 só pra ir! Então… comprar passagem em cima da hora realmente é cara, mas se puder programar, sai baratinho! Então tudo depende de como comprar, onde comprar, como fazer, antes de reclamar temos que analisar!

  • Alex iPilot

    Não é questão de “reclamar de tudo”… É questão de deixar claro par a Gol que ela ficou atras da concorrência. Legal a oferta, mas bater palmas e ficar contente é alem da conta, na minha opinião. O consumidor agora exige mais, simples.

    É um investimento caro? Paciência, aviação é um negocio caro, ora. Faz como a CVC e vende correndo (a WebJet, no caso) antes que o buraco seja maior… Não gosto da TAM mas ela esta bem à frente e a Gol tenta correr atras.

  • Vladi

    Desde 2009, empresas americanas disponibilizam acesso a internet em voos domesticos …. o que tira o credito de inedistimo que a Gol afirma,