Notícias

Governo quer apressar o leilão para adoção da rede 4G americana no Brasil

Como muitos de nós já sabe, o iPhone 5 vendido no Brasil não é compatível com a atual rede 4G do país, pois ele usa a mesma frequência que a operadora americana AT&T (700 MHz). Nossa única esperança é que, um dia, nossas redes fiquem compatíveis com esta frequência, que hoje é usada por canais de televisão com forte número de espectadores (os populares canais UHF do 51 ao 69).

O calendário para que esta mudança acontecesse era para final de 2016, mas o governo resolveu acelerar o leilão, para tentar apressar a passagem para o novo padrão.

O sinal de 700 MHz, além de ter um maior alcance e atravessar melhor as paredes, é compatível com nosso querido iPhone 5 vendido no Brasil, além de diversos outros aparelhos comprados nos Estados Unidos.

Mas não comemore ainda.
Apesar da notícia mostrar a vontade do governo em acelerar o processo, nenhuma previsão de data foi dada, sem falar na briga de interesses que ainda existe entre teles e emissoras de TV. Portanto, esta “aceleração” pode significar que, no máximo, tenhamos já este 4G no final de 2015, o que significa ainda muito tempo. Até lá, é bem provável que já tenhamos um iPhone 6S universal compatível com redes 4G do mundo todo, tornando este esforço todo em vão para os usuários da Apple.

Mas isso só saberemos quando esta história terminar, e pelo jeito não será tão cedo.

Via
Folha
Botão Voltar ao topo