Notícias

Homologação da Anatel acaba com as esperanças de termos um iPhone 5 compatível com 4G no Brasil

A Apple sempre foi clara quanto aos países que seriam compatíveis com a rede 4G do iPhone 5, até mesmo apresentando uma lista de nações que contariam com versões especiais do aparelho. O Brasil nunca esteve nestes planos, mas algumas pessoas (incentivadas por alguns sites) ainda acreditavam na possibilidade da Maçã fabricar um aparelho especialmente para a frequência 4G que será implementada no país em 2013.

Os documentos da Anatel divulgados ontem acabam com qualquer dúvida sobre isso.

O modelo homologado para a venda no país é o A1428, exatamente o modelo AT&T vendido nos Estados Unidos, que já se sabe ser incompatível com a rede 4G brasileira (2,5 GHz, LTE de banda 7). Portanto, o aparelho funcionará normalmente nas nossas redes EDGE e 3G, mas nunca poderá se conectar na rede 4G do país, quando elas forem implementadas.

Mas se não é compatível, como que a Anatel homologou para o uso no país?

Simples. A Apple não declarou o aparelho como compatível com a rede LTE, portanto, apenas as outras redes (EGDE, GSM, HSDPA, etc) foram avaliadas pelo órgão e por isso, aprovadas.

De fato, poucas cidades no Brasil poderiam realmente aproveitar a nova rede, que está sendo ainda testada no país. Portanto, este detalhe técnico não deve fazer diferença a curto prazo para grande parte dos usuários. O novo iPad também traz uma antena LTE incompatível com redes fora dos Estados Unidos, e isso não influenciou em suas vendas no país. Ainda vai demorar uns anos para que a tecnologia evolua e as antenas se tornem universais.

Vale ressaltar que todas as outras redes existentes no Brasil (GPRS, GSM, EDGE, 3G, 3G+) são compatíveis normalmente com o novo modelo, mesmo que comprado em outros países.

E para você? A incompatibilidade da rede 4G onde você mora é um real motivo para não comprar o iPhone 5?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados