Ming-Chi Kuo prevê desaceleração nas vendas de iPhones em 2024, com mudanças apenas em 2025

O analista Ming-Chi Kuo, conhecido por suas previsões precisas sobre produtos da Apple, apresentou uma visão pessimista para as vendas de iPhones em 2024 e destacou que as mudanças substanciais no hardware e software da marca só devem ocorrer em 2025.
Kuo observou que a Apple reduziu suas encomendas de iPhones 16 em 15%, sugerindo que as vendas estimadas para este ano podem atingir cerca de 200 milhões de unidades. Isso representa uma diminuição em relação aos modelos iPhone 15 e 14.
Várias razões foram apontadas para essa previsão negativa. Primeiramente, Kuo destacou a crescente pressão dos smartphones dobráveis no mercado de alto padrão, com muitas marcas Android oferecendo esses dispositivos, especialmente na China, onde os consumidores estão mostrando interesse crescente por eles.
Além disso, a recuperação da Huawei no mercado chinês desde o segundo semestre de 2023 foi notável. A empresa chinesa lançou um dispositivo premium independente de componentes ocidentais, anteriormente bloqueados pelos Estados Unidos.
Embora a Apple tenha sido reconhecida em 2023 como líder mundial em vendas e também na China, a Huawei demonstrou um forte desempenho no último trimestre, o que poderia continuar a afetar a competição no mercado.
Outro fator mencionado por Kuo é a importância crescente da inteligência artificial (IA) nos smartphones. Ele observou que a Samsung aumentou as entregas de seus modelos Galaxy S24 com recursos de IA em resposta à demanda.
Mudanças só em 2025
Por fim, Kuo antecipa que a Apple não fará grandes mudanças em seu design de iPhones até 2025 e que inovações significativas em IA podem não ocorrer até o próximo ano, o que pode afetar as vendas.
As especulações sobre os modelos iPhone 16 sugerem algumas mudanças de hardware, mas nada revolucionário.
No entanto, é relevante mencionar que Mark Gurman recentemente falou sobre um iOS 18 em desenvolvimento que pode trazer melhorias substanciais, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados.
Os comentários de Tim Cook e do diretor financeiro da Apple durante os próximos resultados trimestrais (que acontecem essa semana) podem fornecer mais informações sobre as tendências de vendas a curto e médio prazo.
Já esperava, o timimg de mudança é ano que vem mesmo, iPhone 17 vai valer a pena
Apple comendo poeira em várias áreas.
Microsoft acertou lindamente o timming do Copilot no Win11, Bing e Edge.
Samsung atrasou uma gota mas o S24 vale pelo atraso.
Enquanto isso o pragmatismo e arrogancia do Cook seguram a Apple como bolas de ferro amarradas nos pés de um corredor.
A Apple tem tudo nas maos: profissionais, base de usuarios, dinheiro e tecnologia. Era pra estar 10 anos a frente de todos. Uma pena…
Pra agravar mais ainda o cenário … campeã em vendas de smartphone em 2023 … dinheiro que importa né, Maçã
Grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Celular dobrável e AI são coisas bacanas, mas também causam problemas (telas com bolhas e descascando e chatgpt alucinando por exemplo), … E problemas reverberam 10x mais na Apple do que nos concorrentes. Acaba que a aversão ao erro inibe a inovação nos dispositivos Apple que são os campeões de venda. Minha opinião…
Sim, concordo com você.
E é este um dos pontos que me irrita no Cook. Ele morre de medo de se arriscar e ter sua ilibada reputação caindo em descrédito. Lembra do ridículo caso do Maps em que ele demitiu o Forstall, diga-se de passagem um dos melhores da Apple, só porque ele se recusou a fazer uma cartinha de desculpas por algumas falhas no app?
Mentes brilhantes se preocupam pouco com a crítica. Eles tem uma “visão” e pagam o preço por acreditarem nela. E esta característica, eventualmente, faz com que coisas realmente incríveis ganhem vida. Me parece que a Apple não terá isso novamente tão logo.
Não precisamos de um guru para imaginar isso… eu, particularmente, só comprei nesse lançamento porque fui assaltado, senão estaria no iPhone 13 até hoje.
Quem sabe com o consumidor deixando de comprar e as vendas irem pro ralo abaixo, eles se arrisquem mais em inovações, pq sinceramente, pra mim gastar uma fortuna em um iphone só se for a cada 5 anos deste jeito