Chips A8 dos novos iPhones 6 e 6 Plus são fabricados pela TSMC
Ontem nós publicamos aqui a desmontagem do iPhone 6 Plus feita pela iFixit, que já tem tradição em desmontar e esmiuçar os pequenos detalhes que fazem parte de cada novo produto lançado pela Apple. No entanto, um detalhe que a iFixit não teve condições de analisar e que hoje apareceu após um detalhado estudo da empresa Chipworks foi que os processadores A8, que equipam todos os novos iPhones, não são feitos pela Samsung, e sim pela nova parceira da Apple, a TSMC. E isto é uma grande novidade.
Apple e Samsung vêm há bastante tempo se enfrentando em tribunais ao redor do mundo por conta das cópias que a empresa coreana faz dos aparelhos da Apple. Mas ao mesmo tempo em que as empresas trocavam acusações e defesas nos tribunais, elas seguiam sendo parceiras de negócios, já que a a Apple dependia bastante da Samsung para o fornecimento de peças como processadores e a própria Tela Retina, que ironicamente a Samsung insiste em denegrir em suas campanhas.
Nos bastidores dizia-se que as chances da Apple abandonar a Samsung como fornecedora eram grandes, especialmente depois da Apple ter assinado com a TSMC em junho do ano passado. Mas até hoje, nenhum dado concreto sobre este assunto havia aparecido. Mas com o relatório da Chipworks (que pode ser lido, em inglês, neste link), veio esta confirmação.
Sempre especulou-se que a perda da Apple como cliente poderia doer mais no bolso da Samsung do que as próprias penas que ela recebeu nos tribunais. E de fato não era nada vantajoso para a Apple seguir dependendo de uma das suas maiores competidoras para fazer seus próprios aparelhos. Resta saber quanto tempo vai levar até que as relações sejam cortadas de vez.
Via MacRumors