Quando a Apple lança alguma coisa nova, a gente sempre espera o momento em que a concorrência irá se “inspirar”, copiando funcionalidades e boas ideias. Mas às vezes, essa “inspiração” chama a atenção pela falta de sutileza.
A fabricante chinesa Vivo apresentou uma prévia do seu próximo sistema OriginOS 6, e a semelhança com o iOS 26 é impossível de ignorar.
O novo visual do Android da marca replica praticamente todos os elementos do design “Liquid Glass” da Apple — desde os efeitos translúcidos e superfícies de vidro líquido até as animações de interface e widgets flutuantes.
Nos vídeos de demonstração divulgados pela Vivo, é possível ver a mesma estética de transparência, brilho difuso e sombras sutis introduzida pela Apple no iOS 26.
Até mesmo a animação colorida da Siri — que responde com ondas luminosas fluidas durante a fala — foi copiada quase exatamente, mas aplicada à assistente virtual chinesa.
O Centro de Controle, os ícones arredondados e o relógio da tela bloqueada também seguem a mesma linguagem visual dos iPhones recentes.
O resultado é uma interface que, à primeira vista, poderia facilmente ser confundida com o sistema da Apple.

O OriginOS 6 (o nome, por si só, já é irônico) será baseado no Android 16 e está atualmente em fase beta, com lançamento oficial marcado para a semana que vem, 15 de outubro.
Essa não é a primeira vez que fabricantes chinesas se inspiram fortemente na Apple, mas desta vez a semelhança impressiona pela fidelidade visual e até pelo comportamento das animações.
A gente sabe que a indústria chinesa se baseia muito nisso: copiar tecnologias para crescer e se desenvolver, para depois estruturar uma base sólida para desenvolver os próprios projetos. Foi assim com os carros elétricos e está sendo com os smartphones.


Sobre carros elétricos, a china não copiou, foi as empresas americanas que terceirizaram suas cadeias de produções ao chineses.
Quer falar sobre líquidglass? A Apple roubou, do windows vista colega. Apple já começou roubando seu sistema operacional da Xerox. Vem falar de originalidade? Me poupe.
Eu não entendo por que tanta agressividade.
E acho que falta um pouco de conhecimento histórico quando você diz que “a Apple roubou o sistema operacional da Xerox” (o que é uma falácia muito usada por haters desinformados).
Procure se informar sobre como Steve Jobs GANHOU PERMISSÃO para visitar os laboratórios da Xerox PARC e conhecer uma interface que eles estavam “jogando no lixo” porque os diretores da empresa não entenderam nada da proposta. A Xerox investiu US$ 1 milhão na Apple em 1979 em troca de 100.000 ações preferenciais (antes do IPO).
É impressionante como hoje há tanta informação disponível para as pessoas conhecerem os fatos, mas mesmo assim há quem prefira desperdiçar seu tempo escrevendo besteira em comentários…
Não adianta, dados e fatos não significam nada para algumas pessoas…..
E o engraçado é que o cara realmente se ofendeu com o artigo como se a cópia feita pela chinesa fosse algo justificável ou “normal”. É só ver o vídeo e perceber como é patética a cópia.