Notícias

Brasileiros e portugueses não terão Apple Intelligence em seus iPhones antes de 2026

Apple anuncia expansão global da Apple Intelligence, mas brasileiros não terão acesso à plataforma em 2025

Em seu evento especial de setembro, a Apple anunciou a ampliação internacional de sua tão aguardada inteligência artificial, que se imaginava que ficaria restrita aos Estados Unidos até o ano que vem.

Enquanto foi uma boa surpresa saber que a empresa já começará a expandir a funcionalidade para outros países nos próximos meses, ao mesmo tempo os brasileiros levaram um balde de água fria ao saber que nosso país não está incluído nesses mesmos planos de ampliação, pelo menos não até 2026.

Expansão global: os primeiros mercados

Inicialmente, a Apple Intelligence será lançada nos Estados Unidos com o iOS 18.1 e, logo em seguida, expandirá para outros mercados de língua inglesa, como Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, até o final de 2024.

Em 2025, a Apple prevê a inclusão de idiomas como chinês, francês, japonês e espanhol, ampliando ainda mais sua presença em novos mercados.

No entanto, para mercados como o Brasil e Portugal, o lançamento da Apple Intelligence vai demorar mais para acontecer, pois a língua portuguesa não está prevista nem para 2025.

A ausência da Apple Intelligence no Brasil pelo menos até 2026 pode frustrar muitos usuários que já esperavam pelas novas funcionalidades de inteligência artificial integradas aos dispositivos Apple.

As melhorias em tarefas como automação de rotinas, interações mais naturais com a assistente virtual Siri e o uso de IA para aprimorar a experiência em aplicativos nativos como o Fotos e o Mensagens são altamente aguardadas.

Isso pode, inclusive, prejudicar as vendas internas dos novos iPhones 16, visto que um dos grandes atrativos para a troca de aparelho seria justamente a Apple Intelligence, que por enquanto está limitada apenas para modelos a partir do iPhone 15 Pro.

A IA da Apple poderá ser acessada no Brasil com os novos modelos, mas o sistema terá que estar em uma das línguas suportadas, o que é limitador para a maioria dos usuários nacionais.

É uma pena que tenhamos que ficar fora desse que é um dos lançamentos mais aguardados da Apple. Logo ela que foi tão criticada por demorar tanto para “embarcar no bonde” da inteligência artificial.

E nós demoraremos ainda mais.

Botão Voltar ao topo
//