Notícias

Apple muda de ideia e permitirá aplicativos Web (PWA) na Europa

Em uma reviravolta interessante, a Apple anunciou que manterá o suporte para aplicativos web na tela inicial (Home Screen web apps) na União Europeia (UE), contrariando uma decisão anterior que indicava a remoção dessa funcionalidade com a atualização para o iOS 17.4.

Esta decisão inicial da gigante de tecnologia, motivada pelos requisitos do Digital Markets Act (DMA), gerou um debate intenso sobre o futuro da web aberta e o papel dos Progressive Web Apps (PWAs) no ecossistema de dispositivos móveis.

O contexto da decisão original

A remoção planejada do suporte para aplicativos web na tela inicial foi justificada pela Apple como uma necessidade de cumprir com as obrigações impostas pelo DMA, especificamente em relação ao suporte para motores de navegador alternativos no iPhone.

A empresa apontou “complexas preocupações de segurança e privacidade” que exigiriam a construção de uma “arquitetura de integração completamente nova” – um empreendimento que, segundo ela, não era prático diante das outras demandas do DMA e da baixa adoção desses aplicativos pelos usuários.

Críticas sobre a decisão

A decisão inicial enfrentou críticas severas de várias frentes, incluindo organizações de defesa da web aberta como a Open Web Advocacy, que argumentou que a remoção dos PWAs tornaria “categorias inteiras de aplicativos não mais viáveis na web“.

Essas críticas destacaram a importância dos aplicativos web na tela inicial como uma ferramenta vital para manter a web um espaço aberto e acessível, permitindo que desenvolvedores criem experiências ricas sem a necessidade de passar pelos gatekeepers das lojas de aplicativos.

Diante da pressão da comunidade e possíveis investigações regulatórias da UE, a Apple optou por manter o suporte existente para aplicativos web na tela inicial.

Essa mudança de curso reafirma o compromisso da empresa com a segurança e a privacidade, garantindo que os PWAs continuem a ser construídos sobre o WebKit e sua arquitetura de segurança, alinhados ao modelo de segurança e privacidade dos aplicativos nativos no iOS.

Implicações para Desenvolvedores e Usuários

Para desenvolvedores e usuários na UE, essa notícia é um alívio. A manutenção dos PWAs na tela inicial significa que a inovação e a criatividade podem continuar a prosperar na web, sem as restrições que uma remoção teria imposto.

Os desenvolvedores podem continuar a oferecer experiências de usuário ricas e envolventes diretamente na tela inicial dos dispositivos dos usuários, sem a intermediação das lojas de aplicativos e suas taxas e políticas restritivas.

Agora resta saber se, no futuro, a UE não irá reclamar que os PWA só podem rodar no Safari (por ser uma solução proposta pela Apple), o que faria a empresa retirar novamente o suporte a isso e, novamente, causar toda uma série de problemas.

Botão Voltar ao topo