Notícias

Comissão Europeia investiga decisão da Apple de descontinuar aplicativos PWA em iPhones na Europa

A Comissão Europeia está investigando a decisão da Apple de descontinuar os aplicativos web progressivos (PWA) em iPhones que utilizam o iOS 17.4 na Europa.

A mudança de política levantou preocupações sobre conformidade com o Regulamento dos Mercados Digitais (DMA), com a Apple argumentando questões de segurança como motivo para a alteração.

A Apple confirmou que os PWA não funcionarão mais na Europa, citando dificuldades em garantir a segurança desses aplicativos que poderiam ser executados com motores de renderização de conteúdo de outros navegadores além do Safari.

A empresa optou por encerrar o suporte aos PWA em vez de ajustar sua plataforma para cumprir as novas regulamentações.

A decisão da Apple levou a Comissão Europeia a enviar questionamentos tanto aos desenvolvedores quanto à própria empresa para esclarecer se a medida está em conformidade com a legislação europeia.

A Apple justificou sua decisão argumentando que os PWA têm um público limitado, atribuindo parte dessa limitação ao fato de terem oferecido tardiamente essa funcionalidade técnica.

Os resultados da investigação da Comissão Europeia só serão conhecidos após a implementação do DMA, programada para 7 de março.

Além disso, a Comissão está verificando se outras grandes empresas abrangidas pelo DMA, como Meta, TikTok, Microsoft, ByteDance (TikTok), Amazon e Alphabet, estão cumprindo adequadamente as novas regras.

Botão Voltar ao topo