Notícias

Regulamentações da UE forçam Apple a eliminar suporte a aplicativos web no iOS 17.4 na Europa

A Apple confirmou que a versão 17.4 do seu sistema operacional iOS remove o suporte a aplicativos web (também chamados de Progressive Web Apps – PWA) na tela inicial para usuários na União Europeia.

Essa medida foi tomada em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo Ato de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês).

O DMA, recentemente introduzido pela União Europeia, impõe novas regulamentações aos gigantes da tecnologia, com o objetivo de promover uma concorrência mais justa e proteger os consumidores.

Porém, uma dessas regulamentações exige que os sistemas operacionais suportem motores de navegador alternativos, o que tornou inviável para a Apple manter a integração de aplicativos web na tela inicial sem uma revisão arquitetônica completa.

Essa mudança afetará a forma como os usuários acessam aplicativos web diretamente da tela inicial de seus dispositivos iOS.

No entanto, a Apple esclareceu que os usuários ainda terão a opção de acessar sites por meio de bookmarks, garantindo assim a continuidade da navegação web para os usuários da UE.

Esse parece ser o início de uma série de problemas que deverão surgir com a imposição das novas legislações, que pode até ter uma intenção de nivelar a concorrência, mas que no fim acaba tirando funcionalidades dos usuários.

O número de usuários totais que usam regularmente PWA é muito pequeno para a Apple investir tantos recursos e tempo para recriar uma arquitetura totalmente nova.

Ao mesmo tempo, há diversas empresas que optaram pelo formato PWA em sua estrutura interna, que de uma hora para outra terão que encontrar uma solução para seus web apps que deixarão de funcionar a partir de março.

Botão Voltar ao topo