Era gente demais esperando nas filas em frente às portas das Apple Store de Pequim e Xangai, conforme já dizíamos ontem. Até aí, ótimo para os negócios. O problema foi quando as filas deixaram de existir e se transformaram em um amontoado de pessoas desesperadas por conseguir um lugar dentro da loja e aí a confusão foi geral, obrigando a Apple a tomar uma decisão drástica: não abrir as portas e cancelar a venda dos aparelhos em suas filiais do país.
A confusão estava beirando o incontrolável. A abertura, que estava prevista para as 7h da manhã, atrasou, o que foi suficiente para começar a confusão. Gritos de “abram as portas” e “mentirosos!” começaram a ecoar e irritar a multidão, o que fez centenas de pessoas começarem a se empurar e fazer confusão, inclusive jogando ovos na vidraça. A Apple então foi forçada a cancelar as vendas, fazendo as pessoas que esperaram no frio durante toda a madrugada, voltarem para casa de mãos vazias.
Mas mesmo assim, o lançamento oficial foi feito. O aparelho continua sendo vendido nas operadoras ou pela loja online da Apple, enquanto que nas lojas físicas ainda não há previsão de quando estará disponível.
Situação complicada essa.