Apple apresentou os resultados fiscais do quarto trimestre de 2016
O ano fiscal da Apple começa em outubro e termina em setembro do ano seguinte, e de três em três meses eles atualizam os dados, apresentando aos acionistas a situação financeira da companhia. Ontem, aconteceu mais uma dessas apresentações, com os executivos da maçã apresentando o resultado do quarto trimestre fiscal (Q4) de 2016.
Os números apresentados ficaram dentro do previsto. Houve mais uma vez queda nas vendas e no faturamento, mesmo com a tentativa de melhorar isso no lançamento do iPhone 7, que incluiu mais de 20 países e vendeu aparelhos mesmo sem ter no estoque.
Como cada época do ano tem uma característica individual, o ideal é sempre comparar os resultados com o mesmo período do ano passado. Portanto, se analisarmos os números de agora com o Q4 de 2015, houve uma pequena queda na receita em geral.
Apesar de ter sido lançado em mais países no início, o iPhone 7 não ajudou tanto assim a alavancar as vendas, caindo um pouco em relação ao ano passado.
Os iPads também continuam com sua taxa de queda, mas o número se manteve parecido com o do ano passado.
É sempre bom notar que em 2015 a Apple bateu diversos recordes de vendas e de faturamento, então o resultado de agora apenas não se iguala aos ótimos resultados do ano passado. Porém, o faturamento continua forte e com grandes vendas. Por isso mesmo, é importante tomar cuidado na análise de gráficos comparativos. Esta aparente queda de um ano para outro não significa que a empresa está mal ou que está “a caminho da falência“, como muitos adoram pregar desde 1997. É claro que toda empresa capitalista quer sempre crescer cada vez mais, mas a Apple continua forte e produtiva como sempre foi. E com resultados para dar inveja a muita empresa grande por aí.