Aplicativo Flipboard sofre vazamento de dados e solicita que usuários mudem suas senhas
O Flipboard é um aplicativo bem popular para acompanhar notícias em diferentes sites. Porém, este ano ele identificou uma invasão não autorizada a seus bancos de dados, expondo informações de mais de 150 milhões de usuários da plataforma.
Como reação, a empresa está forçando a redefinição da senha para todos os seus usuários.
Em comunicado, o Flipboard informou que teve seus bancos de dados invadidos 2 vezes, uma entre junho de 2018 a março de 2019 e uma segunda invasão em abril deste ano. Eles confirmaram que o hacker/cracker “potencialmente obteve cópias de certas bases de dados que continham informações de usuários“.
Estas informações seriam nomes, usuários, endereços de e-mail e senhas protegidas por criptografia.
Apesar de admitir que apenas uma parte dos usuários pode ter sido afetada, e garantir que é muito difícil decodificar os arquivos das senhas, o serviço decidiu por redefinir a conta de todos os mais de 150 milhões de usuários, que terão que criar uma senha nova ao acessar o aplicativo.
O que fazer?
Se você é usuário do Flipboard, precisará redefinir a senha do aplicativo caso queira acessá-lo novamente. Caso não o use mais, nada precisa ser feito.
A parte negativa deste tipo de vazamento (cada vez mais comum no mundo tecnológico) é que seu nome e endereço de e-mail podem estar circulando por aí para finalidades não muito nobres. Além disso, se o criminoso conseguir decodificar as senhas e a sua for usada em diversos sites diferentes, isso possibilitaria que invasores entrem em contas onde você tenha usado o mesmo e-mail e senha.
Se a sua senha do Flipboard era a mesma em outros serviços, trate de mudar todos o quanto antes.