Dicas de iPhone e iPad

Quantidade máxima de contas gratuitas do iCloud: como resolver

"Não pode iniciar sessão" é a mensagem que aparece

Se você visualizar no seu iPhone ou iPad a mensagem “Quantidade máxima de contas gratuitas do iCloud atingida”, ou algo parecido, neste artigo explicamos o que fazer.


Este é um problema que acontece bastante com novos usuários que compram iPhones e iPads usados, ou “herdam” de algum parente. Quando restaura o aparelho e tenta criar uma nova conta do iCloud, o sistema avisa que não é possível, porque a “cota de contas gratuitas” foi atingida.

Neste artigo vamos explicar o que é isso, por que acontece e como resolver o problema.



Por que criar uma conta iCloud?

O iCloud é essencial para usar os dispositivos da maçã. É através dele que são sincronizadas informações vitais como contatos, ajustes de aplicativos, sincronização de calendários, notas, senhas e mensagens.

Infelizmente a Apple não permite conectar ao sistema outros tipos de nuvens, como Dropbox ou Google Drive. Tem que ser exclusivamente o iCloud.

Contas do iCloud só podem ser criadas em dispositivos da Apple. Quem não tem nenhum, não consegue criar uma conta no iCloud. Isso é diferente do que ter um ID Apple, coisa que veremos mais adiante neste artigo.

Quantidade máxima de contas gratuitas do iCloud

Por questão de segurança (segundo a própria Apple), cada dispositivo só pode criar no máximo 3 contas do iCloud. Isso acontece mesmo que você restaure do zero todo o sistema, pois a criação estará atrelada ao hardware, não ao software.

Por este motivo, é muito comum quando alguém compra um iPhone ou iPad usado e nunca teve uma conta iCloud, se deparar com o aviso que não é mais possível criar outra conta naquele dispositivo. Isso porque o limite máximo já foi atingido nele.

Quantidade máxima de contas gratuitas do iCloud
Não Pode Iniciar Sessão – A quantidade máxima de contas gratuitas foi ativada neste iPad iPhone


Todo ID Apple já é uma conta do iCloud?

Não. Você pode criar um ID Apple novo direto no site da Apple, porém esta nova conta só será associada ao iCloud quando você logar em um dispositivo da Apple. É o momento em que ele cria uma nova conta do iCloud com seu novo ID Apple.

Mas caso este dispositivo já tenha criado no passado três outras contas do iCloud, o seu novo ID Apple não conseguirá ser associado à nuvem da maçã, pois a cota neste caso foi ultrapassada. É isso o que acontece com muitos que pensam que basta criar uma conta no site da Apple, o que não é verdade.

Um ID Apple criado apenas pelo site é bem limitado e voltado exclusivamente para o uso do pacote iWork na Web (Pages, Numbers e Keynote). Ele tem o espaço gratuito limitado de 1GB (diferente dos 5GB iniciais do iCloud).

Como resolver o problema

Se você estiver recebendo o aviso de “Não pode iniciar sessão“, então terá obrigatoriamente que arranjar outro dispositivo da Apple para criar sua conta do iCloud. Pode ser um outro iPhone, iPod touch, iPad ou até um computador Mac.

Geralmente, quem revende um iPhone é porque comprou um novo e quer repassar o antigo. Se você está comprando o aparelho usado de outra pessoa, peça para ela criar para você a conta no aparelho novo dela, já que ela provavelmente já possui uma conta iCloud anterior e não precisará mais criar uma nova.

Se a pessoa não tiver, peça a algum outro amigo ou parente que tenha um dispositivo Apple para criar a conta nele. Será preciso temporariamente desconectar o próprio iCloud do aparelho para criar um novo.


Leia também:

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar