2012ARQUIVOLivros

iBookstore pode chegar em setembro na América Latina

A implementação de uma loja de livros da Apple em nosso país ainda está emperrada por causa de negociações burocráticas (leia “Burocracia tributária brasileira atrasa lançamento da iBookstore no Brasil“), principalmente com a dificuldade de aplicar preços em reais. Mas começam a aparecer pistas de que a tão esperada loja possa chegar no próximo mês, logo em setembro.

Editores espanhois estão sendo obrigados a interromperem suas férias de verão por causa de uma pressão da Apple para adaptar os metadatas dos livros digitais por causa da abertura da iBookstore na América Latina em setembro. O Brasil não fala espanhol, mas teoricamente teria também sua loja lançada ao mesmo tempo, por representar uma fatia importante neste mercado. E visto que a Amazon tem planos de se implantar no país ainda este ano, a Apple não pode perder a oportunidade.

Muitos editores espanhois também estão reclamando do valor que será cobrado nos países latinos. Com exceção do México, toda a iTunes Store dos outros da América Latina trabalha em dólar, o que entraria em conflito com livros já vendidos em países como Argentina e Colômbia, onde os mesmos autores já os vendem em moeda local (peso).

Alguns analistas acreditam que o lançamento da iBookstore na América Latina poderá ser conturbado no início, por causa destas diferenças burocráticas.

fonte: Publishing Perspectives

Botão Voltar ao topo