iPhone

Anatel já homologou o iPhone 12 e revela capacidade das baterias

Parece que este ano o lançamento do novo iPhone 12 no Brasil não irá demorar muito.

Em um tempo surpreendente, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) já começou o processo de homologação, sendo que o aparelho nem foi efetivamente lançado ainda nos Estados Unidos.

Os documentos também revelam uma informação que a Apple costuma esconder: a capacidade das novas baterias.

Homologação do iPhone 12

O primeiro aparelho a ser efetivamente homologado pela Anatel foi o iPhone 12 Pro, modelo A2407. Como já comentamos aqui, este é o mesmo modelo de aparelho que será vendido fora dos Estados Unidos.

Eis os modelos que serão vendidos no Brasil, América Latina e Europa:

  • iPhone 12: A2403
  • iPhone 12 mini: A2399
  • iPhone 12 Pro: A2407
  • iPhone 12 Pro Max: A2411

É interessante notar que, no documento de homologação, há o endereço da fábrica brasileira em Jundiaí, indicando que é possível que em breve tenhamos aparelhos montados no país.

Isso não faz o iPhone ficar barato, mas permite que a Apple consiga segurar o preço por mais tempo quando o dólar dispara, como aconteceu este ano.

Baterias homologadas

Também conseguimos ter acesso aos documentos de 4 baterias homologadas pela agência, referente aos quatro diferentes modelos da linha.

Em dois destes documentos aparece a capacidade nominal da bateria, que é uma informação que a Apple nunca divulga e que temos sempre que esperar o iFixIt abrir os aparelhos para descobrir.

  • iPhone 12 mini: 2.227 mAh
  • iPhone 12: 2.815 mAh

Interessante notar que, mesmo tendo a mesma performance de duração da bateria que o iPhone 11, a capacidade real é menor. Isso é explicado pela melhor eficiência energética do processador A14 Bionic, de 5nm.

Aí você se pergunta: se ele é mais eficiente, por que a Apple então não manteve a mesma bateria, para a duração ser maior?

Não sabemos.

Podemos chutar que ela aproveitou o espaço para incluir outros componentes, mas enquanto o aparelho não for aberto, não tem como saber. Mas vale lembrar que o iPhone 12 é mais fino que seus antecessores, o que poderia explicar a redução da bateria.

Agora é esperar a efetiva homologação dos demais aparelhos (coisa que deve acontecer na próxima semana) e então a Apple terá a permissão de vender o novo iPhone no Brasil.

Nos anos anteriores, ela aproveitou o lançamento mundial tardio de algum modelo (como o iPhone X), para lançar tudo junto por aqui. O iPhone 12 mini está programado pela Apple para ser lançado nos EUA no dia 13 de novembro.

Apesar de parecer bem próxima a data, pela velocidade que a homologação está andando nos faz acreditar que é possível que seja um provável lançamento no Brasil.

Será?

Botão Voltar ao topo