iOSTutoriais

iOS 16: Como ativar o retorno tátil no teclado do iPhone

Os teclados virtuais são bastante práticos, porque eles aparecem na tela quando precisamos deles e depois desaparecem, liberando espaço para outras coisas.

Mas os usuários saudosos dos antigos teclados físicos nos celulares estranham o fato de “não se sentir nada” quando se toca na tecla.

Dispositivos Android há tempos oferecem um retorno tátil, ou seja, toda vez que se toca em uma tecla virtual, o dedo sente uma pequena vibração na tela, para sentir a confirmação ao digitar.

Com o iOS 16, esse recurso chega também ao iPhone.

Alguns aplicativos de teclados já ofereciam isso no iOS, como é o exemplo do Google Gboard. Mas agora isso será um recurso incorporado ao sistema.

Com o retorno tátil, toda vez que você tocar em uma tecla do teclado virtual sentirá uma vibração na tela.

Mas o recurso não vem ativado por padrão. Se você quiser usá-lo, terá que habilitá-lo.


Como ativar o retorno tátil no iPhone

Para ativar o retorno tátil no teclado nativo do iPhone, siga os passos:

  1. Abra os Ajustes do sistema e toque no menu “Som e Tato”.
  2. Abra o menu “Retorno do teclado”.
  3. Ative a opção “Tato”.
Como ativar o feedback tátil no iPhone
Toque na imagem para ampliá-la

Para quem é o recurso

Os usuários de iPhone viveram por anos sem esta funcionalidade e aqui no BDI nunca ouvimos sequer uma reclamação sobre isso. Então, não será algo que deva fazer diferença para eles.

Já usuários que estão vindo do Android e estão começando no iOS talvez sintam falta do retorno tátil e queiram ativar isso também no novo iPhone. Provavelmente estes serão os maiores beneficiados.

Claro que deficientes visuais também podem se beneficiar do recurso.

Vale lembrar que qualquer recurso ativado, principalmente relativos à vibração do aparelho, representa um consumo maior da bateria, principalmente para quem digita bastante durante o dia.


Via
Apple
Botão Voltar ao topo