ComparativosiOS

[Teste] Quais modelos de iPhone poderão ficar mais lentos com o iOS 16?

Sempre que chega um iOS novo, as duas principais perguntas que os usuários de antigos modelos de iPhone se fazem são?

  1. Vou conseguir instalar no meu aparelho?
  2. Ele vai ficar mais lento?

A primeira a gente já respondeu aqui. Mas e a segunda?

Para tentar encontrar uma resposta, um canal do YouTube fez alguns testes de performance em vários modelos de aparelhos, para saber as diferenças de velocidade entre o iOS 15.5 e o 16.

Por que isso é importante?

A Apple é bem conhecida por estender suas atualizações para o maior número de modelos possíveis. Houve gerações de aparelhos que chegaram a receber novos iOS durante 6 anos, o que é um recorde absoluto no mundo dos smartphones.

Porém, no passado já vimos algumas atualizações que deixaram certos modelos mais lentos, o que frustrou grande parte dos usuários. O iOS 9 foi um deles.

Por causa disso, é normal que quem tenha um iPhone antigo fique com receio que o novo sistema deixe-o mais lento. Por isso o interesse em testes deste tipo.


Considerações iniciais

Claro que, antes de tudo, é importante que você tenha em mente que estes testes não são definitivos. E isso por uma questão óbvia: eles foram feitos com uma versão beta do sistema iOS 16, que ainda tem meses para melhorar. Então não dá para bater o martelo a respeito de uma conclusão nesse momento.

Mas, com isso em mente, já podemos ter uma ideia dos modelos que correm o risco de perder performance neste próximo sistema.


O teste

O canal iAppleBytes já faz há bastante tempo esse tipo de teste comparativo. Não consideramos ele como “científico” porque faltam dados de precisão, sendo algo mais informal para tentar suprir nossas curiosidade.

Seu método consiste em colocar dois aparelhos de mesma geração lado a lado, um rodando o iOS 15.5 e outro o beta do iOS 16, para realizar simultaneamente as mesmas ações, para comparar a performance entre eles.

Desta vez eles compararam quase todos os modelos compatíveis com o novo iOS, do iPhone 8 ao 13. Ficaram de fora o iPhone X e o XS/XS Max, por alguma razão desconhecida.

Veja o vídeo completo:

YouTube video

Análise

Como podemos perceber no vídeo, os iPhones 13, 12 e 11 se saíram bem na performance, não deixando nada a desejar.

Já o iPhone 8 e o iPhone XR apresentaram algumas engasgadas em certos momentos, principalmente quando havia já diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo. Há um certo atraso na abertura de alguns apps em relação ao iOS 15.5. A diferença é pequena no iPhone XR, mas bem presente. E é no iPhone 8 que ela é mais notada.

Então, esses dois modelos é o que mais correm riscos de terem sua performance abalada com o novo sistema iOS 16. Mas, repetindo, ainda não tem como sabermos em definitivo enquanto não for lançada a versão final, em setembro. Até lá, a Apple pode corrigir isso.

Quanto aos modelos X e XS, que não fizeram parte do teste mas possuem os mesmos processadores que o 8 e o XR (A11 e A12 Bionic, respectivamente), vale ressaltar que eles possuem mais memória RAM que seus irmãos mais simples, e isso pode fazer diferença na performance.

Nós aqui no BDI estamos testando um iPhone XS Max (além de outras versões) com o beta do iOS 16 e não notamos nenhum tipo de redução de performance ainda. Continuaremos com os testes até setembro e se descobrirmos algo notável, vocês ficarão sabendo.

Conclusão

Bem, como não podemos saber com certeza a performance dos aparelhos até que a Apple libere a versão definitiva do sistema, o jeito é esperar até o lançamento final.

Mas o vídeo serviu para ficarmos de olho em como o iPhone 8 e o XR se comportarão ao longo destes meses de beta, para sabermos se será algo em que os usuários destes modelos deverão se preocupar ou não.

Tudo o que for descoberto a respeito disso você verá aqui no Blog do iPhone. ;)

Fonte
iAppleBytes
Botão Voltar ao topo