iOS

Como funcionam os controles parentais do iOS

A Apple prometeu melhorar o controle parental do iPhone e iPad, para se adequarem ao estilo moderno de uso que as crianças (e até adultos) fazem de aplicativos e redes sociais.

E no iOS a empresa apresenta uma maneira dos pais controlarem muito melhor o uso que seus filhos fazem dos smartphones, sem precisar impedi-los de ter um acesso comedido à tecnologia.

Confira neste artigo um apanhado das novidades que esta função traz.

A funcionalidade Tempo de Uso (Screen time em inglês) foi pensada para que pais e responsáveis por menores possam controlar o tempo que as crianças mexem no iPhone (ou iPad).

Ela permite estabelecer períodos limitados de uso de aplicativos, e inclusive determinar horários em que eles deixarão de funcionar (como por exemplo, durante a noite ou período escolar).

Tudo isso incorporado direto no sistema, sem a necessidade de instalar aplicativos para isso.

Relatório de Uso

A função cria relatórios semanais sobre o tempo de uso do aparelho.

Você assim sabe quais apps e sites são usados e visitados com mais frequência, quantas notificações estão chegando e quantas vezes você pega e usa um aparelho com o iOS.

O Tempo de Uso não é nenhum aplicativo e nem está tão evidente assim que você liga o seu iPhone ou iPad. Ele deve ser configurado nos Ajustes do sistema, de acordo com suas preferências.

A função cria um relatório detalhado mostrando quanto tempo você gasta em cada aplicativo, dividindo-o em categorias como jogos, redes sociais, produtividade, etc.

E você ainda acompanha o uso em todos os seus dispositivos conectados na mesma conta iCloud, inclusive os de familiares.

Além de saber quanto tempo é gasto em cada aplicativo ou site, você pode também limitar o uso em cada um deles.

Por exemplo, se seu filho acessa o Facebook pelo navegador, você pode impor um limite diário de acesso. Passou aquele limite, acabou a cota do dia.

Pelo menos durante os testes da versão beta do iOS 12, este bloqueio de sites só foi possível pelo Safari.

Ou seja, mesmo com o bloqueio nos Ajustes, se tentar acessar o site em outro navegador (o Chrome, por exemplo), é possível abri-lo normalmente.

Além do relatório de uso, a função é dividida em quatro seções.

→ Repouso

Nesta parte, você vai estabelecer um período em que o celular ou iPad não deverá ser usado.

A única exceção será para telefonemas e aplicativos permitidos (que veremos logo adiante), o resto ficará sem poder ser aberto durante o horário de repouso.

Claro que o responsável poderá desabilitar o limite a qualquer momento introduzindo a senha das restrições.

→ Limite de Apps

Aqui você determina limites de tempo que cada aplicativo ou site pode ser acessado durante o dia.

Ao final do período, o app fica indisponível até o dia seguinte.

→ Sempre Permitido

Você pode estabelecer todos aqueles aplicativos que não sofrerão limitação de uso, mesmo fazendo parte de categorias limitadas.

Por exemplo, o aplicativo Telefone, caso você queira que seu filho possa sempre se comunicar.

→ Conteúdo e Privacidade

Esta seção substitui as Restrições do sistema, que todos já conhecemos.

É aqui que você define diversos parâmetros, como tipo de conteúdo e aplicativos nativos que podem ficar disponíveis (como App Store, por exemplo).


O Tempo de Uso é ótimo para que todo mundo entenda melhor e gerencie o uso do seu iPhone ou iPad, mas pode ser especialmente útil para crianças e famílias.

Os pais podem acessar o Relatório de Atividade dos filhos direto dos seus dispositivos iOS para entender onde eles gastam o tempo e assim gerenciar limites para eles.

Botão Voltar ao topo
//