No iOS 16, o aplicativo Mapas poderá rastrear nativamente entregas de compras online que você realizou, como fazem alguns aplicativos de encomendas.
Mas existe uma condição para isso: para usufruir do serviço, a compra deve ter sido paga com Apple Pay.
Entenda a seguir como irá funcionar o novo recurso.
O recurso de rastreamento será incorporado no aplicativo Mapas do iOS, mas o acompanhamento poderá ser feito pelo app Carteira que contiver o cartão usado no pagamento com Apple Pay.
No lado do botão +, aparece no iOS 16 um novo botão de acompanhamento de encomendas.
A partir daí, os pedidos feitos com o cartão (em lojas compatíveis com o recurso) poderão ser controlados direto no iOS, sem necessidade de abrir a página da loja ou instalar aplicativos extras.
Em certos casos, será possível inclusive optar pela retirada na loja. Para isso, o próprio app Carteira é capaz de imprimir um código de barras para a retirada fácil da compra.
Para o comerciante, toda a gestão da encomenda passa pela integração com seus sistemas de rastreamento. É ele, portanto, que deve disponibilizar esse recurso para os seus clientes.
Para o usuário, será uma maneira prática de receber atualizações de suas encomendas direto no iPhone, sem precisar instalar nenhum app ou acessar a página da loja.
Inicialmente, o rastreamento será suportado pelas plataformas Shopify, Narvar e Route, podendo se expandir no futuro.
O iOS 16 ainda está em fase de testes e deve ser liberado para todos no mês que vem.