O que mudou nos novos betas do iOS 18 (e 18.1)
A Apple liberou essa semana novos betas do iOS 18 e quase unificou as duas versões diferentes que está testando ao mesmo tempo (18.0 e 18.1). Este “quase” é devido ao fato de que ainda há diferenças entre elas, que devem ser diminuídas nas próximas versões.
A este ponto do desenvolvimento do sistema, ninguém espera grandes novidades, pois a maioria delas já foi apresentada nas primeiras semanas. Porém, claramente há diferenças entre os betas, demonstrando que estamos chegando a uma versão definitiva para ser lançada em setembro.
No iOS 18.1, muitas novidades do 5º beta do 18.0 foram incluídas agora nessa versão. De resto, há novas adições em ambas as versões.
Para os mais curiosos, mostramos a seguir o que a Apple está ajustando, para deixar o iOS 18 lisinho para o lançamento.
1. Mudança no Apple Music
Uma pequena mudança que aconteceu no aplicativo Apple Music foi na aba “Explorar”, que passa a se chamar “Novidades”. Mas foi apenas o nome, o resto continua a mesma coisa segundo nossos testes.
2. Mudanças na Central de Controle
Podemos perceber uma certa reorganização nos ajustes da Central de Controle.
Por exemplo, a Apple está aos poucos disponibilizando botões individuais para ajustes de conectividade, já que os primeiros betas do iOS 18 trouxeram essas configurações agrupadas, o que incomoda um pouco para acostumar. Por exemplo, agora é possível disponibilizar um botão unicamente para o Bluetooth.
A Apple também está testando organizar os controles relativos à Câmera em uma sessão chamada “Capturar”, incluindo assim a Lupa e o scanner de QR code.
O controle de Modo Silencioso vai para a seção “Sons”, para ficar mais organizado.
Esses botões ficam disponíveis quando o usuário decide editar a Central de Controle e personalizá-la como quiser, funcionalidade que virá no iOS 18.
3. Notificações com ícones em dark mode
No iOS 18, quando o sistema estiver com o modo Noturno ativado, os ícones das notificações também ficarão neste modo.
4. Apple Intelligence
Há muito poucas novidades em relação aos testes da Apple Intelligence e o desenvolvimento parece estar ainda bem lento. A grande novidade da versão é a adaptação para novas variações de inglês, como Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Índia e Singapura.
Mas para quem não lida com essas línguas no dia a dia, chega a nem valer a pena a instalação do beta do iOS 18.1.
5. Ícones tonalizados
No modo Tonalizado na tela inicial, as cores dos ícones agora são ajustadas com base no papel de parede específico, em vez de seguir as configurações do sistema.
Quando o papel de parede é alterado, os ícones também mudam automaticamente se foram personalizadas para se adaptar ao novo fundo.
6. Espelhamento do iPhone no Mac
Na nova funcionalidade que permite espelhar a tela do iPhone no Mac (e que possibilita manipular os aplicativos com o mouse), agora é possível editar os ícones da tela de início do celular, coisa que antes não se podia fazer.
7. Álbuns no app Fotos
Uma pequena mudança na nova visualização dos Álbuns do app fotos. Mas por ser meramente estético, nada garante o que a Apple irá decidir até a versão final.
Essas foram as principais mudanças. Como já estamos na metade de agosto, é possível que vejamos a última versão beta nas próximas semanas antes do lançamento da versão final.
Normalmente a Apple precisa de uma versão R.C. (Release Candidate) para serem instaladas nos novos iPhones que já sairão das fábricas no início de setembro. Então, é isso que esperamos em breve.