iOS 9 faz o processador do iPhone trabalhar menos no modo de economia de energia
Uma das novidades do iOS 9 será um novo Modo Pouca Energia, que permitirá manter o iPhone ligado quando a bateria estiver com pouca carga e não pudermos recarregar imediatamente.
A Apple diz que isso pode prolongar a autonomia do aparelho em até três horas.
Mas o que se imaginava até agora era que o sistema apenas aplicava algumas dicas já conhecidas, como reduzir o brilho da tela, terminar com atualizações em 2º plano e coisas assim.
Porém, basta realizar um simples teste para descobrir que na verdade o processador do aparelho também reduz muito a sua performance durante a ativação do recurso.
O teste foi possível graças à atualização do aplicativo Geekbench 3, que passou a ser compatível com o iOS 9 e permitiu avaliar a performance do dispositivo em modo de pouca energia.
Este app é muito usado para medir a performance dos processadores, em diversos modelos de aparelhos, possibilitando assim a comparação entre eles.
Ao analisar o mesmo iPhone com e sem o Modo de Pouca Energia ativado, foi possível perceber que a performance do processador cai drasticamente quando a função está ativada, mostrando que o sistema faz com que ele consuma menos bateria.
Ou seja, o sistema realmente altera a forma geral como o dispositivo funciona, reduzindo de forma significativa o seu funcionamento.
É interessante ver como a Apple está procurando formas alternativas de preservar a bateria.
Felizmente não é como no Apple Watch, que quando se ativa o modo de economia, ele não mostra mais nenhuma função além da hora.
Ela conseguiu encontrar uma maneira de reduzir o consumo, mas permitir que se continue usando o iPhone. Para um celular, isto é fundamental.
Imagem: MacRumors