No iOS 18, você poderá gravar notas de áudio e ler sua transcrição em português
iOS 18 traz gravação e transcrição de notas de áudio com suporte em vários idiomas e privacidade aprimorada.
Com o iOS 18, o aplicativo Notas irá receber uma atualização significativa. Será possível gravar áudio diretamente dentro do aplicativo, uma funcionalidade que, até então, era limitada a adicionar gravações após a criação da nota.
Essas gravações de áudio são incorporadas diretamente nas notas, permitindo que o usuário adicione outros materiais, como imagens, tabelas e textos.
Após a gravação, o sistema transcreve automaticamente o áudio, transformando-o em texto em tempo real.
Veja neste artigo como esta função irá funcionar e quem deve ser beneficiado com o recurso.
Idiomas suportados
A Apple já confirmou que a transcrição estará disponível em vários idiomas, abrangendo uma grande diversidade de regiões, incluindo:
- Português (Brasil)
- Inglês (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura)
- Espanhol (Estados Unidos, México, Espanha)
- Francês (França)
- Alemão (Alemanha)
- Japonês (Japão)
- Chinês Mandarim (China continental, Taiwan)
- Cantonês (China continental, Hong Kong)
Como gravar e transcrever notas de áudio no iOS 18
- Dentro da nova nota, toque no ícone de + (mais) localizado na parte inferior da tela.
- No botão de um clip de papel, selecione o menu Gravar Áudio.
- Toque no botão gravar (botão vermelho redondo) para iniciar a gravação.
- Fale ou grave o som desejado.
- Para pausar ou finalizar a gravação, toque novamente no botão de gravação ou no botão de pausa.
- Quando terminar, toque no botão OK.
- A gravação de áudio será incorporada à nota automaticamente.
Após a gravação, a transcrição será gerada automaticamente. Para visualizar a transcrição:
- Toque na gravação de áudio incorporada na nota.
- Em seguida, toque no ícone de citação para ver a transcrição ao vivo.
Função Resumo
Quando a Apple Intelligence estiver habilitada, ela fornecerá a funcionalidade de resumo, gerando automaticamente um resumo dos pontos principais da gravação. Isso pode ser visualizado junto com a transcrição ou em uma seção específica da nota.
Isso será muito útil para áudios longos, de palestras, aulas ou entrevistas, por exemplo.
Em quais modelos de iPhone o recurso estará disponível?
No primeiro beta a versão em português ainda não foi liberada e só conseguimos gerar a transcrição de um áudio em inglês no iPhone 15 Pro. Ao testarmos em um iPhone XS, não houve transcrição em nenhuma língua.
Temos que esperar o desenvolvimento das versões beta para entender o que é bug e o que é decisão da Apple.
Mas, aparentemente parece que a transcrição do áudio é feita diretamente no dispositivo, sem precisar da Apple Intelligence (que ainda não está ativa no momento em que este artigo foi escrito).
A que serve a transcrição de notas de áudio?
Qualquer um pode se beneficiar da transcrição de áudios no app Notas, mas há funções específicas em que ele com certeza será de grande ajuda.
➽ Estudantes
Para os estudantes, a capacidade de gravar e transcrever aulas e palestras diretamente no aplicativo Notas representa um grande avanço.
Eles poderão incluir fotos de quadros brancos ou links relevantes junto às gravações de áudio, facilitando a organização de materiais de estudo.
Os resumos gerados pela Apple Intelligence ajudarão a destacar os conceitos principais, definindo termos e exemplos teóricos de forma clara e concisa .
➽ Profissionais de negócios
Profissionais que participam regularmente de reuniões, seminários e chamadas de conferência virtuais também se beneficiarão enormemente dessas novidades.
As informações valiosas, como estatísticas, cronogramas e propostas de negócios, poderão ser gravadas, transcritas e resumidas, tornando mais fácil a consulta e a tomada de decisões futuras .
➽ Jornalistas
Para jornalistas, a nova funcionalidade de gravação e transcrição do Notas oferece uma maneira mais eficiente de registrar e transcrever entrevistas longas, garantindo a privacidade dos envolvidos.
Diferentemente de alguns aplicativos de terceiros, como o Otter, que transmitem dados para processamento, o Notas da Apple realiza todo o processamento no dispositivo, protegendo dados sensíveis.
Privacidade na transcrição de áudio do iOS 18
A Apple optou por realizar todo o processamento de gravação, transcrição e resumo diretamente no dispositivo do usuário.
Isso significa que os dados não são enviados para servidores externos para processamento, reduzindo significativamente o risco de exposição ou vazamento de informações sensíveis.
Esse método garante que:
- Os dados permaneçam no dispositivo: As gravações de áudio e transcrições são armazenadas localmente.
- Maior controle para o usuário: O usuário tem controle total sobre os seus dados, sem a necessidade de confiar em servidores de terceiros.
A solução da Apple no iOS 18 oferece uma série de vantagens, especialmente em termos de privacidade e integração nativa com o ecossistema Apple.
No entanto, a disponibilidade limitada a dispositivos mais recentes e a restrição de idiomas suportados podem ser desvantagens para alguns usuários.
Não dá para entender por que a transcrição do áudio não poderia ser feita em dispositivos mais antigos, visto que até o WhatsApp já oferece isso há algum tempo.
Até o lançamento final, teremos mais detalhes sobre esta funcionalidade e atualizaremos este artigo.
A versão final do iOS 18 é esperada para setembro e você pode acompanhar todas as novidades neste link.