A Apple integrará o ChatGPT-4o diretamente no iOS 18
Imagine pedir à Siri ideias para um jantar especial usando peixe fresco e ingredientes do seu jardim, e ela não apenas fornecer um link para uma receita, como faz atualmente, mas sim entregar a receita completa diretamente para você. Ou então, você pergunta por que Michael Corleone precisou matar Sollozzo em O Poderoso Chefão, e ela responde detalhadamente, explicando os principais motivos e até incorporando um tom opinativo na resposta.
Aí você diz: mas isso o ChatGPT já faz!
Pois é, ele mesmo é quem estará integrado à Siri no iOS 18, fornecendo todas as respostas. Qual a diferença? Você não precisará instalar nenhum aplicativo, nem se conectar em nenhuma conta e nem mesmo pagar assinatura do serviço.
Tudo será feito direto no sistema, ou pela assistente virtual ou então dentro de aplicativos nativos.
É o tão falado acordo que a Apple fez com a OpenAI e que, no futuro, poderá fazer também com outras empresas.
Não é pessoal, são apenas negócios
Os mais antigos no mundo do iPhone irão se lembrar quando a Apple integrou o Twitter e o Facebook no longínquo iOS 5.
A lógica é a mesma agora com o ChatGPT.
Ele é apenas uma ferramenta externa que será integrada ao iOS 18 e poderá ser acessada de várias partes do sistema, sem precisar instalar o app da OpenAI.
E Greg Federighi já deixou claro na apresentação que a Apple planeja adicionar suporte para outros modelos de IA no futuro. Ou seja, o tal rumor sobre o acordo com o Google para incorporar o Gemini pode ainda se concretizar, dependendo das negociações.
➽ Apple estaria em negociações com o Google para usar a infraestrutura do Gemini no iOS 18
A Apple precisa disso. Visto que ela perdeu a largada da corrida da inteligência artificial, agora ela precisa correr atrás e se apoiar nas ferramentas que já existem enquanto ela prepara a sua própria, que deverá ficar pronta lá por… 2035.
Inclusive deu um bug mental em mim durante a apresentação, quando eles enfatizaram o quanto era importante manter os dados pessoais do usuário a salvo e não enviar para servidores em que não se sabe o que será feito com esses dados.
Porém, logo depois, eles anunciam a integração com o ChatGPT em que o usuário é obrigado a enviar seus dados para os servidores da OpenAI.
A Apple jura de pé junto que nenhum log ou informação fica registrado nos servidores da Open AI. De fato, no ChatGPT há um modo “Chat temporário” que diz não guardar nenhum dado usado na conversa. Mas sempre precisaremos confiar que a empresa fará realmente isso.
Na apresentação também foi dito que aqueles que possuírem uma assinatura premium do ChatGPT também poderão usar todos os recursos dentro do sistema. Provavelmente ele se refere aos chats personalizados.
Vai demorar um pouco
Toda a segunda metade da apresentação da WWDC foi dedicada a AI (Apple Intelligence), que não está pronta ainda nem para testes.
A Apple colocou o doce na frente da criança e depois tirou, dizendo que só vai entregar em um futuro beta.
E, como já se sabe, só irá funcionar em dispositivos com processadores mais recentes, como o o A17 Pro e toda a linha M1, M2, M3 e M4. E isso obviamente frustrou a maioria dos usuários no mundo inteiro.
Bom, pelo menos o ChatGPT pode ser usado desde já pelo aplicativo próprio, até mesmo no iPhone XR. Então, esta “novidade” do iOS 18 não fará muita falta.
O iOS 18 está em fase de testes entre desenvolvedores e deve ser liberado para o grande público apenas em setembro. Até lá, acompanhe todas as novidades que virão aqui no BDI.