
A Apple acaba de lançar a versão beta 3 do iOS 18.1 para desenvolvedores, e uma das novidades mais interessantes é o novo recurso chamado ‘Clean Up‘ (Limpeza) no app Fotos.
Anunciado originalmente na WWDC, essa ferramenta promete aprimorar a edição de imagens ao remover elementos indesejados do fundo de uma foto.
O interessante é que, diferentemente dos outros recursos da Apple Intelligence, este está disponível também para usuários brasileiros, com o dispositivo em português.
Como funciona o recurso ‘Clean Up’
O recurso é acessível diretamente no app Fotos durante a edição de uma imagem. Ele é representado por um ícone de borracha na barra de ferramentas inferior.

Utilizando modelos avançados de aprendizado de máquina, a ferramenta é capaz de detectar distrações na imagem, identificar as bordas de um objeto indesejado e substituí-lo de maneira inteligente.
O recurso também consegue reconhecer sombras ou reflexos desses objetos e removê-los.
Outro aspecto notável é que o ‘Clean Up’ pode identificar onde as pessoas estão na foto, evitando a remoção acidental de partes importantes de uma pessoa.
Isso garante que o foco da imagem seja mantido intacto enquanto as distrações ao fundo são eliminadas.

Edição simplificada e manual
Com o ‘Clean Up’, o usuário pode remover elementos indesejados em uma foto com apenas um toque.
Além disso, há a opção de ampliar manualmente a imagem e usar o dedo como uma espécie de pincel de retoque, oferecendo controle mais preciso para aqueles que desejam fazer ajustes mais detalhados.
Esse recurso funciona com qualquer imagem na biblioteca do app Fotos, independentemente de ter sido capturada com um iPhone ou importada de outra fonte.
Disponibilidade
O recurso está disponível na versão beta 3 do iOS 18.1, que já pode ser baixada pelos desenvolvedores. Lembrando que este beta está disponível apenas para iPhones dos modelos 15 Pro e Pro Max, pois o objetivo atual é testar a Apple Intelligence.
Na primeira vez em que o recurso é utilizado, o sistema faz o download e prepara os modelos necessários para seu funcionamento. Ele também está disponível nas versões beta mais recentes do iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1.
Além do ‘Clean Up’, o iOS 18.1 beta 3 também expande os resumos de notificações alimentados pela Apple Intelligence para além do app Mensagens e Mail, tornando essa versão uma atualização significativa para os usuários. Mas isso comentaremos em um próximo artigo.
Brincadeira não funcionar em um 14 Pro Max uma função dessa.
Nem no iPhone 15…. tem que jogar no mato uma porra dessa
Brincadeira mesmo, pq o Google Fotos já faz isso daí e muito bem, diga-se de passagem e não precisa de RAM extra pra poder fazer.
IA do Google está super ativa, tou curtindo
O lance é que a AI do Google roda na nuvem, nos servidores da empresa, e a maior parte dos recursos de AI da Apple rodarão no próprio dispositivo.
Eu entendo que terceirizar os recursos para os servidores do Google facilita a adoção em aparelhos mais simples, mas não é incomum achar nos termos de uso das empresas uma cláusula informando que os conteúdos subidos podem ser usados para treinar os modelos. Poder usar a função sem conexão e com total privacidade é uma abordagem diferente e interessante.
Claro, é uma forma da Apple forçar a troca de celulares pelas novas gerações, mas também um jeito de focar na privacidade e segurança do usuário (algo que a Apple sempre insistiu em focar).
Concordo com vc que a Apple bate muito na questão de privacidade, porém, certas atualizações da nova AÍ da Apple não fazem tanto sentido serem apenas para os modelos mais novos, pq algumas coisas podem ser feitas localmente, mesmo o aparelho não tendo tanta RAM, o problema mesmo foi a Apple esperar até o último momento para começar a se preocupar com RAM, e por ela responder aos acionista$, ela não se preocupa com quem tem aparelhos um pouco mais antigos.
Eu uso o Google Fotos pra fazer backup das minhas fotos além do uso do iCloud e a quantidade de funcionalidades que o app do Google tem são muuuito maiores que essas divulgadas pela Apple, e são excelentes também, diga-se de passagem.
Essa nova AI da Apple foi feita mais para vender mais iPhones novos do que para ajudar o usuário, e tendo outras opções, mesmo que menos privadas (sou bem chatinho em relação a privacidade, mas vejo que o risco x benefício de algumas coisas valem bastante à pena), não trocarei de iPhone tão cedo por essas implementações de AI.
tb acho
Tem tem o iPhone 15, vai ter uma porra capada e sem essas funcionalidades básicas que todo Samsung tem.
Ok, eu concordo que é uma sacanagem o iPhone 14 e até mesmo o iPhone 15 não poderem ter a função.
Mas dizer que "todo Samsung tem" recurso de IA também é forçar a barra, né? Só os top de linha que podem rodar IA.
Dito isso, bola fora da Apple em ter deixado os mais novos de fora. Se o problema é RAM ela deveria ter se preparado com antecedência para isso. Ficou parecendo que ela decidiu pela IA na última hora…
Eu acho que o que ele quis dizer com "todo Samsung tem" é a opção de remover objetos/pessoas das fotos, eu tenho um 14 Pro e um Galaxy A54, e acredite o A54 tem essa função de remover objetos/pessoas das fotos sem ter IA, tudo bem que é manual a remoção, mas tem hahahaha
Como eu disse mais acima, a diferença fundamental das duas abordagens é que o Google faz esse processamento na nuvem (muitas vezes com cláusulas dos termos de uso autorizando o uso das imagens enviadas para treinamento do modelo), enquanto a Apple usa uma abordagem offline, processado pelo próprio celular.
Concordo que a bola fora foi a Apple não ter incluído mais RAM nos modelos iPhone 15 (sem ser Pro), mas faz sentido precisar de mais RAM para rodar. E faz sentido, como em tudo da Apple, a empresa decidir focar em privacidade (e, de quebra, forçar a troca dos celulares, claro! 🤷♂️)
A apple também tem a preocupação de fazer produtos duráveis, isso quer dizer que podemos ter aparelhos por mais tempo que outras empresas.
A IA não começou a ser desenvolvida ontem, e com certeza a apple esta trabalhando nela já faz um tempo. Esse aumento de memória já deveria ter sido feito no Iphone 14 pelo menos.
Se é que ele impede o uso da IA nesses aparelhos.
Já que uma das características da empresa e fazer aparelhos duradouros e com atualizações frequentes.
Se continuar assim, o celular do ano passado não vai ter o recurso desse ano.
Sem contar que do Iphone 13,14,15 muitas coisas são bem parecidas.
Testei aqui e funciona bem. Precisa aprimorar mais mas pra uma feature beta tá indo bem
Testei aqui também. Tem que melhorar muito ainda.
Como é Beta, não posso reclamar. Mas, por enquanto, os apps simples e gratuitos de remoção de objetos fazem muuuito melhor do que esse clean up do iPhone.
Vamos acompanhar e ver a evolução…
Consegui remover pessoas e objetos com fundos complexos, após algumas tentativas, ele removeu perfeitamente. Só nisso já supera alguns apps gratuitos, se continuar evoluindo bem, até a próxima build deve acertar de primeira ou segunda tentativa
Legal. Então eu tenho que testar melhor ainda.
Nas minhas tentativas, só as de fundo neutro foram bem sucedidas.
Tenho iPhone 15 pro max e não funciona o clean up!!
Alguém pode me ajudar?