Há tempos que o iOS já é capaz de reconhecer animais em fotos, tanto que basta procurar “cachorro” ou “gato” no campo de busca e ele mostrará todas as fotos que tenham estes animais nas imagens. Porém, o sistema não separava animais individuais como faz com pessoas.
Agora, com o lançamento do iOS 17, a Apple dá mais um passo nesse processo de evolução, trazendo o reconhecimento de caras para os pets da família.
A futura atualização trará a capacidade de reconhecer e classificar animais de estimação, como cães e gatos, dentro da aplicação Fotos.
Embora poucas mudanças tenham sido feitas no app Fotos em si, a adição do reconhecimento de caras para animais é um dos destaques do iOS 17.
Agora, além de poder nomear as pessoas nas fotos, os usuários poderão atribuir nomes aos seus animais de estimação e incluí-los em um novo álbum, renomeado de “Pessoas” para “Pessoas e Pets“.
Vale ressaltar que, para que o reconhecimento das mascotas seja preciso, é necessário ter um número significativo de fotos desses animais na biblioteca do aparelho.
Através do aprendizado automático, o sistema irá reconhecer os padrões e incluir os bichinhos nos álbuns personalizados. Além disso, assim como ocorre com as pessoas, a aplicação Fotos irá fornecer lembretes e memórias relacionadas aos animais de estimação.
Embora o iOS 17 ainda esteja em fase beta, espera-se que o aplicativo seja capaz de distinguir animais com cores semelhantes ou rostos parecidos. Além disso, a funcionalidade de busca de espécies, que permite identificar a espécie do animal, permanece nativa no iOS 17.
Espera-se que a versão final do iOS 17 seja liberada em setembro para todos os dispositivos compatíveis.