iOS

iOS 16.1 quer resolver de vez o problema do aviso de copiar/colar entre aplicativos

Não são poucos os usuários que não gostaram muito de uma das novidades do iOS 16, que faz com que um aviso apareça no meio da tela toda vez que passamos de um aplicativo para outro com algo memorizado na área de transferência.

Este aviso inoportuno e insistente reaparece sempre, e piora quando tocamos na opção “Não Permitir Copiar“, pois aí mesmo que ele repete ainda mais enquanto estivermos no aplicativo.

Mesmo com a atualização 16.0.2 em que a Apple prometeu resolver esse “bug”, esses avisos continuam sendo chatos, principalmente quando se opta por “Não Permitir Colar“, pois nesse caso ele vai insistir várias vezes até você aceitar.

Mas no iOS 16.1 isso irá definitivamente acabar, com a introdução de uma opção nos Ajustes, em que o usuário poderá optar por desabilitar de vez o aviso dentro do aplicativo.

Como irá funcionar

Nos ajustes de cada aplicativo, o usuário poderá decidir se o aviso de colar de outro aplicativo aparece ou não cada vez que for usado.

É possível escolher entre Permitir sempre, Negar sempre ou então Perguntar toda a vez que precisar.

Pequenos problemas

Apesar de ser uma funcionalidade que deveria já estar presente desde o início, ela ainda parece incompleta.

O usuário precisa entrar nas configurações de cada aplicativo individualmente nos Ajustes, para marcar como quer que ele se comporte nesses casos. Não há uma maneira de já fazer isso no próprio aviso.

Não tem como você configurar de uma só vez para vários. E isso é bem chato.

Outro ponto: a opção nos Ajustes só aparece depois que o aplicativo já apresentou o aviso. Então nem adianta você querer se antecipar a ele, pois terá que aturá-lo por um tempo em cada app.

Enfim, este recurso apareceu no beta do iOS 16.1 e ainda temos um tempo para ver se a Apple melhora estes pontos.

Botão Voltar ao topo