iOS

15 funções escondidas no iOS 16 que provavelmente você nem percebeu

Em todo novo sistema vemos algumas funcionalidades chaves que chamam a atenção e por isso são consideradas o carro chefe da atualização.

Por exemplo, este ano temos as reformulação da tela bloqueada do iPhone, a possibilidade de recorte de fundo de imagens e a porcentagem da bateria em iPhones com Face ID, entre tantas outras coisas.

Porém, geralmente há pequenas mudanças que acabam ficando escondidas no sistema, sem a maioria nem perceber que elas existem. E é uma pena você, por vezes, deixar de usar um recurso só porque não o conhece.

Por isso, resolvemos juntá-los neste artigo, mostrando pequenos detalhes escondidos que o novo sistema trouxe para os usuários de iPhone.

Anúncios

1. Usar o Apple TV Remote como um aplicativo

Se você tiver uma Apple TV (aparelho) ou uma Smart TV compatível com o AirPlay 2, deve saber que há um atalho na Central de Controle que permite controlar sua TV como se fosse um controle remoto.

Antigamente existia um aplicativo separado chamado Apple TV Remote, mas a empresa tirou ele da App Store, deixando somente o atalho na Central de Controle.

Se você procurar, não vai encontrar nenhum ícone de aplicativo do Remote, nem na pesquisa do Spotlight ou na Biblioteca de aplicativos. Mas, não se engane: o sistema considera-o como aplicativo, mesmo você não tendo acesso a ele de outra forma.

E isso fica mais evidente no iOS 16.

Ao usar o atalho do Remote e depois ir para outro aplicativo, você poderá voltar rapidamente ao Remote sem precisar ir até a Central de Controle. Ele agora aparece entre os apps abertos no sistema, podendo ser acessado no alternador de aplicativos.

App Apple TV remote

Melhor ainda, agora ele possui um esquema de URL — tvremote:// — para que você possa criar seu próprio ícone de aplicativo no aplicativo Atalhos e adicioná-lo à tela inicial.

Quando você faz isso, ele aparece na busca do Spotlight e na Biblioteca de aplicativos.

Crie um atalho para o app Remote (toque na imagem para ampliá-la).
Anúncios

2. Copiar e excluir capturas de tela simultaneamente

Quem é daqueles que está sempre fazendo capturas de tela para enviar para alguém para explicar algo ou compartilhar alguma coisa, levanta a mão! 🙋‍♀️

O problema é que sempre esquecemos de apagar logo depois que usamos a imagem, o que faz nosso álbum de fotos ficar lotado de capturas que não iremos mais precisar. O ideal seria sempre fazer uma limpa, mas quem tem tempo pra isso?

O iOS 16 traz um recurso que ajuda bastante este tipo de caso. Agora é possível copiar e apagar a captura de tela na hora que a fez, para você colá-la na mensagem para outra pessoa sem que fique ocupando espaço na sua fototeca.


3. Gerenciar grupos de contatos

É engraçado que existe um recurso que faltava desde o primeiro iPhone e só foi incluído agora, 15 anos depois. E a Apple NÃO FALA NADA SOBRE ISSO em sua página!

Agora é possível criar e organizar grupos de contatos diretamente no iPhone, no app Contatos. Antes era preciso usar aplicativos de terceiros ou acessar o site icloud.com pelo computador.

A Apple chama de “Listas”.


4. Copiar e colar edições de fotos e vídeos

Se você fizer a edição de uma foto ou vídeo pelo iOS, poderá repetir facilmente esta mesma edição em outras fotos/vídeos.

Após a edição, é possível copiar o que você fez e “colar” em outros arquivos.

Anúncios

5. Fixe suas guias favoritas no Safari

Se você tem páginas que costuma visitar seguidamente, o melhor é fixá-las na página inicial do Safari. Você pode fazer isso tocando na aba com a página aberta e arrastando até o topo da tela.


6. Desligar ligação com o botão lateral

No iOS 16 ficou mais fácil desligar uma ligação quando você está usando o iPhone com apenas uma mão.

Basta tocar no botão lateral e a ligação é encerrada, sem precisar tocar em mais nada. Você pode desabilitar este recurso nos  Ajustes › Acessibilidade › Toque se não gostar dele.

novidades do iOS 16


7. Suporte nativo para Joy Cons do Switch

Os Joy Cons são os controles que se encaixam nas laterais do console portátil Nintendo Switch.

Eles podem ser usados como um único controle, com cada um em mão, ou um único Joy Con pode ser usado como um controle para jogos mais básicos.

Com o iOS 16, é possível pareá-los por Bluetooth com o iPhone, para usá-lo em jogos que aceitem controles.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CNET (@cnet)


8. Ver e compartilhar a senha do Wi-Fi

Há algum tempo que a Apple permite que os usuários do iOS compartilhem senhas de Wi-Fi aproximando dois iPhones. Porém, se o outro celular for um Android ou outro dispositivo, não tinha como ver no iOS a senha do Wi-Fi que você estava conectado.

No iOS 16 é possível visualizar as senhas de todos os Wi-Fi que você já se conectou, para compartilhar com quem você quiser.

Anúncios

9. Converter moeda através da Câmera

Viu um cartaz com um preço em dólar ou outra moeda e quer saber quanto que seria em Reais?

É só apontar a câmera do iPhone com o iOS 16, tocar no valor e você poderá convertê-lo na sua moeda nativa.


10. Traduzir ao vivo pela câmera

Está em uma viagem e não sabe o que está escrito em uma placa em outra língua? Ou encontrou em um livro uma palavra que não conhece? A câmera de fotos do iOS 16 resolve isso.

Veja como fazer:

  1. Abra a Câmera e aponte-a para o texto.
  2. Toque no ícone Digitalizar no canto inferior direito.
  3. Selecione o ícone Traduzir no canto inferior esquerdo.

traduzir foto ios 16


11. Face ID com a tela na horizontal

Assim como nos iPads Pro, alguns modelos de iPhone podem usar o Face ID com a tela na horizontal, não obrigando mais o usuário a colocar o aparelho “de pé” sempre que precisa autorizar algo ou desbloquear a tela.

Mas isso somente nos modelos a partir do iPhone 13 Pro.


12. Tocar e segurar para apagar um contato

Você pode apagar um contato na agenda do iOS ao tocar nele por 2 segundos. Um menu contextual aparecerá e você poderá fazer edições sem precisar abrir o contato.


13. Desfocar o wallpaper da tela inicial

No iOS 16 você pode desfocar qualquer imagem para ficar bem como fundo de tela no iPhone. Isso é ideal para aquelas imagens com muitos detalhes gráficos não se confundirem com os ícones dos aplicativos.


14. Adicionar Nota Rápida à Central de Controle

O iOS 15 ofereceu a opção de adicionar um botão para o app Notas na Central de Controle em que você toca e o app se abre.

No iOS 16, isso se aprimorou. Agora o botão de Notas Rápidas já abre para você em uma nota em branco, para você já começar a escrever.

Se para você este botão não aparece na Central de Controle, adicione nos Ajustes do iOS.


15. Agendar e-mails no Mail

O aplicativo Mail da Apple finalmente recebe algumas mudanças bem-vindas. O primeiro entre muitos é a capacidade de agendar e-mails, em que você pode escrever a mensagem e escolher previamente o momento que ele irá enviá-la.


E você, tem mais alguma função escondida que encontrou e acha que devemos adicionar à esta lista? Se tiver, escreva aqui nos comentários.

E não deixe de conferir a lista completa com todas as novidades que vieram no iOS 16.


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo