Dicas de iPhone e iPadiOS

15 funções escondidas no iOS 16 que provavelmente você nem percebeu

Em todo novo sistema vemos algumas funcionalidades chaves que chamam a atenção e por isso são consideradas o carro chefe da atualização.

Por exemplo, este ano temos as reformulação da tela bloqueada do iPhone, a possibilidade de recorte de fundo de imagens e a porcentagem da bateria em iPhones com Face ID, entre tantas outras coisas.

Porém, geralmente há pequenas mudanças que acabam ficando escondidas no sistema, sem a maioria nem perceber que elas existem. E é uma pena você, por vezes, deixar de usar um recurso só porque não o conhece.

Por isso, resolvemos juntá-los neste artigo, mostrando pequenos detalhes escondidos que o novo sistema trouxe para os usuários de iPhone.


1. Usar o Apple TV Remote como um aplicativo

Se você tiver uma Apple TV (aparelho) ou uma Smart TV compatível com o AirPlay 2, deve saber que há um atalho na Central de Controle que permite controlar sua TV como se fosse um controle remoto.

Antigamente existia um aplicativo separado chamado Apple TV Remote, mas a empresa tirou ele da App Store, deixando somente o atalho na Central de Controle.

Se você procurar, não vai encontrar nenhum ícone de aplicativo do Remote, nem na pesquisa do Spotlight ou na Biblioteca de aplicativos. Mas, não se engane: o sistema considera-o como aplicativo, mesmo você não tendo acesso a ele de outra forma.

E isso fica mais evidente no iOS 16.

Ao usar o atalho do Remote e depois ir para outro aplicativo, você poderá voltar rapidamente ao Remote sem precisar ir até a Central de Controle. Ele agora aparece entre os apps abertos no sistema, podendo ser acessado no alternador de aplicativos.

App Apple TV remote

Melhor ainda, agora ele possui um esquema de URL — tvremote:// — para que você possa criar seu próprio ícone de aplicativo no aplicativo Atalhos e adicioná-lo à tela inicial.

Quando você faz isso, ele aparece na busca do Spotlight e na Biblioteca de aplicativos.

Crie um atalho para o app Remote (toque na imagem para ampliá-la).

2. Copiar e excluir capturas de tela simultaneamente

Quem é daqueles que está sempre fazendo capturas de tela para enviar para alguém para explicar algo ou compartilhar alguma coisa, levanta a mão! 🙋‍♀️

O problema é que sempre esquecemos de apagar logo depois que usamos a imagem, o que faz nosso álbum de fotos ficar lotado de capturas que não iremos mais precisar. O ideal seria sempre fazer uma limpa, mas quem tem tempo pra isso?

O iOS 16 traz um recurso que ajuda bastante este tipo de caso. Agora é possível copiar e apagar a captura de tela na hora que a fez, para você colá-la na mensagem para outra pessoa sem que fique ocupando espaço na sua fototeca.


3. Gerenciar grupos de contatos

É engraçado que existe um recurso que faltava desde o primeiro iPhone e só foi incluído agora, 15 anos depois. E a Apple NÃO FALA NADA SOBRE ISSO em sua página!

Agora é possível criar e organizar grupos de contatos diretamente no iPhone, no app Contatos. Antes era preciso usar aplicativos de terceiros ou acessar o site icloud.com pelo computador.

A Apple chama de “Listas”.


4. Copiar e colar edições de fotos e vídeos

Se você fizer a edição de uma foto ou vídeo pelo iOS, poderá repetir facilmente esta mesma edição em outras fotos/vídeos.

Após a edição, é possível copiar o que você fez e “colar” em outros arquivos.


5. Fixe suas guias favoritas no Safari

Se você tem páginas que costuma visitar seguidamente, o melhor é fixá-las na página inicial do Safari. Você pode fazer isso tocando na aba com a página aberta e arrastando até o topo da tela.


Tem mais coisas escondidas no iOS 16 que talvez você não tenha visto! Passe para a próxima página para ver:

1 2Próxima página
Botão Voltar ao topo