Notícias

Google pretende excluir contas antigas que estão inativas

A empresa anunciou nova política para contas inativas, com exclusão de dados

O Google divulgou uma atualização em suas políticas para contas inativas, informando que agora poderá excluir completamente contas que não forem utilizadas por um certo tempo.

A empresa informa que pretende apagar os dados armazenados em contas que não forem acessadas por pelo menos dois anos. A mudança foi anunciada por Ruth Kricheli, gerente de produtos, em um post no blog da empresa.

Google logo

A nova política entrará em vigor a partir de dezembro deste ano, dando aos usuários algum tempo para se lembrarem das informações de login de suas contas inativas ou para obterem mais detalhes sobre como o processo de exclusão funcionará.

É importante ressaltar que os endereços do Gmail excluídos não voltarão a ficar disponíveis para reutilização, de acordo com o 9to5Google.

A atividade da conta será medida com base em ações como ler ou enviar um e-mail, utilizar o Google Drive, assistir a vídeos no YouTube, baixar aplicativos na Google Play Store, realizar pesquisas no Google ou utilizar o “Login com o Google” para acessar aplicativos ou serviços de terceiros.

No entanto, ainda há dúvidas se contas que são utilizadas para configurações de alias, encaminhamento de e-mails ou outros usos comuns das contas do Google estarão sujeitas à exclusão.

O Google menciona que manter uma assinatura de serviços como o Google One é uma forma de manter a atividade e evitar a exclusão da conta.

A partir do início da nova política, a empresa notificará os usuários por meio de múltiplas notificações ao longo dos meses antes da exclusão definitiva. O Google iniciará o processo pelas contas que foram criadas, mas nunca acessadas.

Botão Voltar ao topo