HistóriaiOS 17

O dia que a Apple fez piada do NameDrop, dez anos antes de incluí-lo no iOS 17

Um dos destaques apresentados pela Apple para o futuro iOS 17 foi o chamado NameDrop, um recurso que permitirá que dois iPhones possam trocar facilmente os contatos apenas aproximando os dois aparelhos.

Com a simples ação de aproximar dois iPhones, você pode compartilhar informações de contato com facilidade e rapidez.


Mas esta maneira de troca de contatos não é nova. No início da App Store um aplicativo ficou bastante popular por fazer praticamente isso. E sabe o que a Apple fez? Desdenhou do app em uma apresentação.

App Bump

Na década de 2010, foi lançado um aplicativo chamado Bump, que tinha como principal recurso permitir que se trocasse contatos entre iPhones e até Androids, apenas “batendo” um aparelho no outro.

Em um tempo que o Bluetooth do iPhone era extremamente limitado e o NFC era algo que nem se imaginava no celular da maçã, o aplicativo usava a internet para a troca de informações.

YouTube video

A WWDC do iOS 7

Há exatos dez anos, a Apple apresentava na WWDC o iOS 7, que marcava o fim do skeumorfismo. E uma das novidades era o AirDrop, uma maneira de enviar mensagens e arquivos entre dois iPhones, através de uma transferência local usando Bluetooth e Wi-Fi.

E durante a apresentação, o mesmo Craig Federighi que revelou ao mundo o NameDrop em 2023, foi quem fez piada da mesma função em 2013.

“…Você pode compartilhar [arquivos e dados] com várias pessoas e apenas clicar, clicar, clicar, sem precisar ficar andando pela sala ‘batendo’ seu iPhone em outros…”


O AirDrop realmente foi uma grande abertura do iOS na troca de arquivos por Bluetooth.

Porém, a burocracia de ter que buscar o contato na lista da agenda e aí procurar o botão de compartilhar é uma maneira bem menos prática do que “caminhar pela sala” e só aproximar o aparelho do outro.

E a inclusão agora do NameDrop parece ser a admissão de que a piada não era muito calcada na realidade.

O Campo de Distorção da Realidade® da Apple após a morte de Jobs parece não funcionar mais como antigamente.

E o Bump?

Bem, o app Bump foi comprado pelo Google em 2013, para ser descontinuado no ano seguinte e esquecido no limbo dos apps…

Botão Voltar ao topo