Aplicativos

Aplicativo melhora resolução de fotos no iPhone usando Inteligência Artificial

Hoje em dia o tema “Inteligência Artificial” está em alta e só se fala no tal chatGPT. Mas até pouco tempo atrás o assunto era outro: aplicativos que criavam imagens e avatares sofisticados do usuário.

Um desses aplicativos que cria trocentos avatares de você mesmo também serve para melhorar as resoluções de imagens existentes, o que pode ser uma ótima ferramenta para quem quer melhorar sua biblioteca de fotos.

Eu sou daqueles que gosta de recortar as fotos para melhorar o enquadramento delas. Muitas vezes a gente consegue transformar uma fotografia mais ou menos em uma ótima foto, só tirando da imagem o que não interessa e dando destaque ao objeto principal.

O problema disso é que, ao cortar a foto e simular um “zoom” digital, muitas vezes a resolução é prejudicada, com a imagem ficando granulada ou pixelizada.

E é aí que entra os aplicativos de inteligência artificial para melhorarem a resolução desta nova imagem.

Seguindo a carona do sucesso que fez o Lensa no final de 2022 (e que só deixava você brincar se pagasse por isso), outros do tipo apareceram. Mas um deles me chamou a atenção justamente por propor a melhora de fotos já existentes.

O nome dele é Remini – AI Photo Enhancer.

Melhorando a resolução da imagem
Toque na imagem para ampliá-la

Na imagem acima é possível ver os detalhes que o aplicativo é capaz de melhorar em uma imagem. Ele refaz toda ela, como se a redesenhasse, criando assim uma melhor resolução.

Ultimamente eu tenho usado bastante o app para melhorar muitas fotos de família, aquelas que merecem ficar para a posteridade com uma resolução melhor. Além disso, é possível fazer os tais cortes nas imagens, melhorando o enquadramento, mas melhorado a resolução.

Mas ele é pago?

Bem, sim, é pago caso você não queira limitações. E a assinatura não é barata: R$ 25,90 por semana.

Porém, é possível melhorar suas imagens sem fazer uma assinatura, desde que você assista alguns anúncios publicitários de 30 segundos cada. É bem chato o tempo de espera, mas é uma forma de usar o app sem precisar pagar.

Outro dia, tirei muitas fotos em uma festa infantil e quis melhorar várias delas. Nesse caso, aproveitei a avaliação gratuita de 7 dias do aplicativo para melhorar todas elas de maneira muito mais rápida.

Avatares de IA

Outra função do aplicativo (somente na versão paga) é criar avatares de você mesmo. Ou seja, diferentes versões de imagem do seu rosto.

Para isso, ele pede que você envie de 8 a 12 fotos suas (de preferência selfies), e com elas ele terá condições de recriar novas imagens mais estilizadas.

Remini Avatar IA

Mas os avatares finais dependerão das fotos que você enviar.

O app sugere selfies em que seu rosto apareça nítido e de forma clara, sem sombras ou imagens contra a luz. Também não pode haver outras pessoas na imagem.

Confesso que na primeira tentativa, pegando fotos variadas da biblioteca do iPhone, o resultado ficou péssimo. Nenhuma imagem se parecia comigo.

Porém, consegui resolver isso refazendo o processo e tirando novas selfies na hora, especialmente para o app. Fiz em um lugar claro, com diversos ângulos do meu rosto. Aí sim o resultado foi muito mais fiel à realidade.

Com direito a “olho azul” de brinde. Toque na imagem para ampliá-la

Então a dica é essa: se quiser fazer avatares realmente fiéis, tire novas fotos especialmente para o processo.


Para fazer os avatares, é necessário pagar pela assinatura. Somente o recurso de melhoria de fotos é que pode ser usado sem assinatura, ao assistir longos (e chatos) anúncios.

A parte boa é que, quem quiser usar pela primeira vez e experimentar todas as funções, pode aproveitar o período grátis de 7 dias para testar tudo o que tem direito. Mas nesse caso, você não pode esquecer de cancelar a assinatura antes do final desses 7 dias, senão será cobrado por semana.

Claro que se você usar bastante e achar útil manter a assinatura, aí é por uma decisão consciente e não por esquecimento.

Experimente e depois nos conte aqui nos comentários o que achou do app. 😉

App LockFlow deixa você colocar qualquer atalho de ações na sua tela bloqueada

Botão Voltar ao topo