Apple PayFinanças

Banco Inter parece estar cada vez mais próximo do Apple Pay

Em agosto passado, o Blog do iPhone revelou que o banco digital Inter dizia estar se preparando para oferecer compatibilidade à carteira digital Apple Pay.

Agora, o aplicativo deles recebeu uma atualização interessante: uma misteriosa compatibilidade com o Wallet do iOS.

A mudança veio este final de semana e traz, entre outras coisas, o selinho da carteira nativa do iOS.

Não há muitos motivos para o aplicativo de uma fintech ser compatível com o Wallet.

Até hoje, os únicos aplicativos de bancos que possuem este selo são os compatíveis com o Apple Pay. Aliás, está compatibilidade é necessária para o pagamento por aproximação funcionar.

Então, juntando a informação de agosto do BDI com esta nova, é possível crer que o Banco Inter esteja configurando os ajustes finais para apresentar a tão esperada compatibilidade com o sistema de pagamentos da maçã.

Ao ser questionado sobre a implementação do Apple Pay, o Banco Inter não confirma nada, mas promete “novidades para breve“. Ou seja, tudo indica que ele adotará mesmo o sistema.

O next foi o primeiro banco totalmente digital a oferecer integração de seu cartão com o iPhone. Se o Inter também confirmar isso, demonstrará que a Apple está expandindo o Pay para outras instituições, o que é excelente.

Isso pode ser um indício de que, no futuro, poderemos contar com este benefício em outros bancos digitais e fintechs no Brasil.

Mas claro que depende também da boa vontade das próprias instituições. Elas precisam abrir mão de uma pequena porcentagem por cada pagamento, que é cobrado pela maçã ao se usar o Apple Pay. E isso pode não se encaixar no modelo de negócio de algumas fintechs, que já reduzem ao máximo os custos para os seus clientes.

Ao mesmo tempo, a compatibilidade com carteiras digitais tende a fazer os clientes migrarem de conta e deixarem de usar aquelas que não são compatíveis. Isso porque é muito mais prático não precisar sair com a carteira no bolso e levar apenas o celular.

Santander, C6 Bank e Nubank já declararam que não têm previsão para implementar o Apple Pay por enquanto.


Confira mais dicas de Apple Pay através destes links:

Botão Voltar ao topo