Tutoriais

Como configurar o eSIM no iPhone e usar duas linhas no mesmo aparelho

Desde o lançamento do iPhones XS e XR, a Apple passou a aceitar duas linhas de telefone no mesmo aparelho, com a compatibilidade do eSIM, um chip eletrônico incorporado no hardware.

Vamos fazer neste artigo um resumo de como funciona este recurso.


Dual SIM

Os atuais iPhones vêm com a opção de Dual SIM, ou seja, é possível usar dois chips de operadora, um físico (nano-SIM) e outro incorporado no aparelho (eSIM).

A partir do iPhone 13, é possível ativar dois eSIM ao mesmo tempo, sem a necessidade do SIM físico.



O eSIM é um SIM digital que permite a ativação de um plano celular de sua operadora sem precisar de um nano-SIM físico.

O modelo celular do Apple Watch possui um desses em seu interior, mas não funciona da mesma maneira que no iPhone (o relógio cria um clone de um número que já existe). No iPhone não é possível que o número do eSIM seja um clone de outro já existente.

Não são todas as operadoras no mundo que dão suporte ao eSIM. Nesta página é possível ver uma lista atualizada delas. No Brasil, as operadoras que oferecem esta opção são Claro, TIM e Vivo.


Modelos compatíveis com eSIM

Somente os seguintes modelos de iPhone são compatíveis com o eSIM:

  • iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max
  • iPhone 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max
  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max
  • iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max
  • iPhone XS, XS Max
  • iPhone XR

Se seu atual modelo de iPhone não for um dos acima, então não tem como ativar duas linhas de celular ao mesmo tempo nele.


Usando duas linhas ao mesmo tempo

Há diversos bons motivos para alguém querer usar duas linhas de celular no mesmo iPhone:

  • Ter no mesmo aparelho o número pessoal e outro profissional
  • Escolher entre o serviço de ligações e de dados, conforme o preço dos diferentes planos
  • Usar uma linha local em viagens internacionais, mantendo a sua ativa para receber mensagens

O iPhone pode, contemporaneamente, fazer e receber ligações e enviar e receber SMS dos dois números diferentes. Porém, ele só pode usar uma rede de dados celulares por vez.

Quando as duas linhas estiverem ativas, são duas operadoras que aparecem quando você puxa a Central de Controle. Uma delas é a linha primária (P) e outra a secundária (S).

E durante o uso normal, você verá assim o símbolo do sinal:

O usuário pode fazer e receber ligações e mensagens SMS de qualquer uma das linhas.

Se uma delas estiver sendo usada e a outra linha receber ligação, esta vai diretamente para a caixa postal. Por isso, a Apple sugere que se ative o encaminhamento de uma linha para outra, para que você não perca ligações importantes.

A linha primária é a do SIM físico (nano-SIM), enquanto a chamada secundária é a do eSIM. A partir do iPhone 13, você pode configurar dois eSIM para funcionarem ao mesmo tempo, e nesse caso o SIM físico fica desativado.

(A partir de 2023 é possível que os iPhones venham sem entrada para SIM físico, como já começou a acontecer nos EUA com o iPhone 14)

Você pode definir qual será a Padrão, ou seja, a que será usada para enviar mensagens, realizar ligações telefônicas e de FaceTime.

Tudo isso você pode fazer com ambos os números, mas terá que mudar manualmente para a linha não-padrão caso queira usá-la para tais fins.

A princípio, quando você ligar para um contato, o iPhone usará a linha padrão para realizar a chamada. Mas você pode especificar uma operadora específica para cada contato, escolhendo o “plano celular preferido“.

Dual SIM iPhone

Para usar o plano de dados no aparelho, você deve optar por uma das duas linhas. Isso é feito nos Ajustes.


Como ativar o eSIM

Há três maneiras de ativar uma linha no eSIM interno do aparelho:

  1. Indo até a loja da operadora para ser ativada por eles
  2. Escaneando um código QR
  3. Usando o aplicativo da operadora

Ou seja, a ativação realmente depende da operadora oferecer o serviço. Sem ela, não tem como ativar o eSIM.

O ponto 1 é o mais comum no Brasil e o mais retrógrado. Em outros países as operadoras dão mais liberdade ao usuário para ele fazer o que quiser, sem ficar tentando empurrar planos pós ou controle para ativar essa função. Já em países onde os órgãos reguladores são cúmplices das operadoras, o dinheiro é quem manda.

Em casos onde a operadora fornece o QR code, tudo fica mais fácil. Para iniciar a ativação do eSIM, é preciso entrar em Ajustes > Celular e tocar em “Adicionar Plano Celular“.

Dual SIM iPhone

Ele irá pedir para você escanear o código QR fornecido pela sua operadora. Você pode também introduzir manualmente os dados fornecidos por ela.

A ativação pode ser feita também diretamente no aplicativo da operadora, caso ela disponibilize esta função para o cliente.

Após ativada a segunda linha, você deverá configurar o modo como quer que elas funcionem em seu aparelho. Você pode dizer qual delas quer que seja seu número padrão, ou a que será usada para os dados celulares.

Dual SIM iPhone


Quantos eSIM posso instalar no iPhone?

Como dito aqui, você só pode usar ao mesmo tempo no máximo duas linhas telefônicas no eSIM do iPhone. Porém, você pode guardar mais linhas nele, para trocar quando quiser.

Você pode instalar de 5 a 8 linhas diferentes no eSIM, dependendo do modelo de iPhone que você tem.

Isso é muito útil em viagens internacionais, em que você pode comprar antecipadamente um eSIM do país em que irá (veja aqui como fazer) e deixar no aparelho para ativar somente quando chegar lá.

Ou então, se você por algum motivo quer ter três linhas de telefone no iPhone, poderá deixar instalada uma a mais para ir trocando com outra ativa quando precisar usar. Óbvio que quando este número não estiver ativo, não poderá receber mensagens ou ligações.



Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo