SaúdeTutoriais

Como adicionar o Certificado Internacional de Vacinação na Carteira do iOS

Há um certo tempo que o aplicativo Conecte SUS disponibiliza um botão para incluir o certificado de vacinação no app Carteira (Wallet) do iOS.

Porém, na maioria das vezes este botão não funciona e não deixa o usuário finalizar o processo. Esse problema técnico já dura meses, sem a equipe de desenvolvedores do Ministério da Saúde se preocupe em resolver.

E para piorar, quem por sorte consegue adicionar, só pode usar em território nacional, pois o padrão do certificado gerado é o brasileiro.

Felizmente há uma maneira de contornar este problema e ainda incluir na carteira o certificado padrão da União Europeia, que pode ser usado em viagens internacionais.

Contornando os bugs

Recentemente o aplicativo Conecte SUS passou a permitir a emissão do certificado no padrão da União Europeia. Com isso, é possível integrá-lo nativamente ao aplicativo Saúde do iOS e acessá-lo pela Carteira.

Mas como o próprio aplicativo não faz esta integração, o usuário precisa se valer de gambiarras.

Veja abaixo como adicionar no seu iPhone.


1. Instale e abra o aplicativo Conecte SUS

Se ainda não tiver instalado, baixe o app oficial do Ministério da Saúde neste link.

Conecte SUS app


2. Conecte-se ao gov.br

Dentro do aplicativo, entre com sua conta no serviço gov.br. Se ainda não tiver uma, crie, é de graça e disponível para todos os cidadãos brasileiros.

O pessoal do Ministério ainda não decidiu se escreve o nome do aplicativo junto ou separado

3. Abra seu certificado de vacinação

Na tela inicial, toque no grande banner que aparece no alto da tela, ou então toque no botão “Vacinas” logo abaixo.


4. Mude o padrão do certificado

Ao visualizar o seu certificado, toque no botão BRA acima dele.

Você então deve tocar na opção “União Europeia” no menu. A partir daí, seu certificado passa a mostrar a versão no padrão europeu.

Por que isso é importante? Porque esse padrão é compatível com o aplicativo Saúde do iOS e pode assim ser integrado a ele e visualizado no app Carteira. Com isso, você poderá usar em outros países caso faça uma viagem internacional.

Aí você pensa: Eba, agora é só incluir o certificado na Carteira tocando no botão próprio para isso, certo?

Se fosse um aplicativo bem feito, sim, mas não é o caso. Para grande parte dos usuários, ele não funciona.

Então você terá que fazer uma gambiarra para adicionar o documento ao app Saúde/Carteira.


5. Faça print do QR code

Ainda na tela do certificado, arraste-o para o lado para enxergar um QR code do certificado.

Faça a captura da tela (print-screen) com esse QR Code e grave a imagem no álbum de fotos.


6. Abra o QR code

Saia do app e abra o app Fotos do iOS. Procure a captura que você fez e dê um toque longo sobre o QR code. Considerando que você esteja no iOS 16 (ou posterior), isso fará com que o código seja reconhecido e um menu se abra para incluir o certificado diretamente no app Saúde.

Caso você não tenha o iOS 16 instalado no aparelho, terá que visualizar este QR code em outro lugar, como um computador ou papel impresso, e aí escaneá-lo com a câmera do iPhone.


A partir daí o certificado será adicionado tanto no app Saúde quanto no app Carteira.

Vacinação Carteira iOS

Ao acessar a Carteira do iOS, você já verá a versão digital do certificado, que será válido em suas viagens internacionais.

Na teoria, se futuramente você tomar outras doses, o certificado se atualizará automaticamente conforme o sistema do SUS efetivar o registro.


É importante destacar que a pandemia ainda não acabou e esta semana o número de internações aumentou devido a uma nova sub-variante. Por isso previna-se e tenha sempre a sua vacinação em dia. 😉

Botão Voltar ao topo