iPhone

Apple vai limitar o AirDrop do iPhone em um futuro próximo

O AirDrop é um recurso que permite que um usuário de iPhone envie arquivos para outro iPhone/iPad/Mac próximo, via bluetooth ou Wi-Fi. É muito prático.

Anúncios

Porém, há quem abuse. Em diversas partes do mundo surgiram relatos de pessoas que enviam através dele fotos de nudes ou outras obscenidades para desconhecidos próximos, o que é bastante desagradável. Isso acontece em metrôs, parques, shoppings, aviões e lugares públicos.

Por essa razão, a Apple sempre permitiu configurar o AirDrop para que o usuário decida de quem pode receber. Geralmente sugere-se que se deixe na opção “Apenas Contatos“, justamente para evitar este tipo de situação desagradável.

Porém, a Apple quer limitar ainda mais isso, impondo um limite de tempo no modo “Todos“, para que ninguém esqueça ele ligado e depois receba mensagens que não solicitou.

AirDrop

Anúncios

No futuro, quando o usuário ativar a opção “Todos”, ela ficará ativa por apenas 10 minutos. A Apple diz que pretende também deixar o usuário configurar este tempo, para ajustar conforme o necessário.

Razão política escondida

Aparentemente, a razão para esta mudança é política.

É fácil chegar à essa conclusão ao saber que o iOS 16.1.1 lançado esta semana já traz este recurso exclusivamente para os usuários da China.

Mas por que isso?

Anúncios

Coincidentemente (ou não), este recurso vem após manifestantes antigoverno usarem o AirDrop para divulgar manifestos entre os cidadãos nas ruas. Quem tinha o recurso configurado para receber de “Todos” teve acesso ao material “subversivo” (NOTA: contém ironia).

Por essa razão a Apple se apressou para declarar ao site Bloomberg que pretende implementar este recurso no resto do mundo “para reduzir o compartilhamento de arquivos indesejados“.

Até faz sentido educar o usuário a ativar o modo “Todos” apenas em casos específicos e temporários, voltando ao modo privativo logo depois, para evitar SPAM.

Mas ficaria menos “feio” se a Apple tivesse pensado nisso antes e não só agora que foi pressionada pelo Governo Chinês a implementar isso, por motivos bastante questionáveis.


A empresa não precisou quando esta mudança chegará para os usuários dos demais países.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo