Dicas de iPhone e iPad

Lição do dia: nunca conecte seu iPhone em redes de Wi-Fi que pareçam bizarras

Muito se fala que o iPhone possui um dos sistemas mais seguros do mundo, que dificulta a difusão de malwares (visto que até hoje não existe vírus para iPhone).

E é verdade; o que não significa que você possa instalar qualquer aplicativo, visitar qualquer site ou se conectar em qualquer rede sem se preocupar. Quando o sistema é seguro, o maior problema de segurança passa a ser o usuário, caso este não tome os cuidados mínimos necessários.

Como exemplo disso, está sendo divulgado um bug do iOS que pode desabilitar completamente a função Wi-Fi do aparelho apenas ao se conectar a uma rede de nome bizarro.

A descoberta (ou pelo menos a divulgação dela) foi feita pelo usuário do Twitter chamado Carl Schou, que faz parte de um grupo de engenharia reversa sem fins lucrativos.

O bug acontece quando o nome da rede Wi-Fi a ser conectada possui uma sequência de caracteres com o símbolo %, como %p%q%p%s%s.

Ao simplesmente conectar o iPhone em uma rede com esse nome específico, a funcionalidade Wi-Fi é desabilitada definitivamente, não podendo ser reativada nem mesmo ao religar o aparelho.

Por enquanto, a única maneira de recuperar o processo é restaurando completamente os ajustes de rede, em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. O ruim é que isso faz apagar todas as senhas Wi-Fi registradas no iCloud, além dos ajustes das que você usa geralmente.

A explicação para isso pode ser que o símbolo % é bastante usado em códigos de programação para algumas funções. Então é bem provável que o grupo hacker tenha seguido esta linha para encontrar a combinação exata para provocar o bug.

Portanto, a dica principal é você nunca se conectar em redes com nomes estranhos, e evitar ao máximo principalmente aquelas que possuam caracteres especiais.

Botão Voltar ao topo