Curiosidades

Seria o app Tempo do iOS uma cópia descarada do aplicativo do Yahoo?

Yahoo! Tempo

Acho que podemos começar a contar a história assim: no final de 2012, o pai do iOS (Scott Forstall) foi praticamente expulso da equipe responsável pelo sistema da Apple e quem assumiu a direção do design foi Jony Ive. Uma das coisas que ele fez questão de fazer foi jogar fora todo o layout feito em 6 anos e começar tudo do zero, adotando uma linha mais flat (até aí, a maioria de nós já conhece a história).

Muitos de vocês devem lembrar que, quando nos foi apresentado o iOS 7 em junho de 2013, o aplicativo Tempo veio com um visual extremamente parecido com o app equivalente do Yahoo, lançado dois meses antes. Na época, nós até chegamos a pensar que isso era fruto da parceria entre Apple e Yahoo, que era a fornecedora oficial de informações de tempo para o sistema.

Mas um novo livro contando a história da CEO do Yahoo, Marissa Mayer, revela que não houve nenhuma parceria de layout e que Jony Ive teria se “inspirado” no visual sem nenhuma cerimônia.

O livro se chama Marissa Mayer and the Fight to Save Yahoo, escrito por Nicholas Carlson e ainda sem adaptação para o português. Ele conta o trabalho que Marissa vem desenvolvendo para reerguer um dos primeiros portais de buscas da internet moderna. Em um trecho do livro, Carlson conta uma passagem histórica que aconteceu entre Mayer e Ive.

No dia 1 de maio de 2013, Marissa Mayer e Jony Ive acabaram se encontrando em um evento da indústria.
Ive se aproximou de Mayer e, em tom de confidência, lhe disse:
—Eu estou atormentado pelo aplicativo Tempo, Marissa.

O Yahoo tinha acabado de lançar um aplicativo chamado Yahoo Tempo. Ele usava como imagem de fundo fotos do Flickr, para mostrar aos usuários as imagens de sua localização aproximada em condições climáticas semelhantes às do dia seguinte. Então, um dia de neve em Nova York seria caracterizado com uma foto de Central Park coberto de branco.
— “Fiquei com inveja”, disse Ive, com seu sotaque britânico. “Eu não costumo ser invejoso.”
Mayer respondeu:
— Jony , se o aplicativo Tempo fez você ficar com inveja, temos algo na manga para o Flickr que vai fazer você querer morrer!

— Ah, vá para o inferno.

Poucas semanas após este encontro, o Flickr anunciava seu novo layout, no mesmo estilo flat que Jony Ive apresentou dias depois. Em junho daquele ano, o app Yahoo Tempo ganhou o prêmio Apple Design Award, na mesma WWDC em que o iOS 7 foi revelado.

Que o aplicativo Tempo do iOS 7 é fortemente inspirado no app do Yahoo, todos nós já tínhamos percebido. Mas se a história contada no livro for verdadeira, o chefe de design da Apple se apoderou de um layout de outro aplicativo, sem dar nenhuma satisfação, o que não condiz muito com a imagem que temos da Maçã. É claro que os dois layouts não são exatamente iguais, mas a estrutura deles é muito semelhante, mudando apenas os detalhes gráficos.

Tempo

É de se notar também que a imagem de fundo do aplicativo do iOS não é uma foto, mas sim divertidas animações de acordo com a condição climática do momento.

Será que a criatividade brilhante de Jony Ive só funciona para produtos e não para software?

via Cult of Mac

Botão Voltar ao topo